Lançado Kdenlive 0.9.4


A equipe de desenvolvimento do Kdenlive, um dos principais softwares para edição de vídeos em ambientes GNU/Linux, disponibilizou a versão 0.9.4, que trata-se de versão com diversas correções de bugs e inclusão de novas “features”.

Instalação via PPA

$ sudo apt-add-repository ppa:sunab/ppa + enter
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install kdenlive + enter

Alguns destaques:

DVD Wizard Reescrito

O Assistente de DVD foi quase todo reescrito, permitindo agora menus 16:9. O wizard também detecta automaticamente o formato de seus vídeos e propõe uma trandcoding se for necessário. Na verdade, você já pode soltar qualquer vídeo na Wizard e basta clicar em transcodificar para obtê-lo no formato de DVD correto.

A criação de menus permanece ainda muito básica, entretanto você pode adicionar uma sombra para o menu de textos para torná-los mais bonitos.


Melhores marcadores de clipe

Os marcadores de clipe (comentários que podem ser adicionados e utilizados para buscar no clipe) foram melhorados. Agora você pode ter várias categorias que aparecem em diferentes cores. Marcadores agora também podem ser importados e exportados, e são compatíveis com o formato do Audacity.


Captura de tela reescrito

Nas versões anteriores, captura de tela foi realizada através do utilitário recordMyDesktop. Isso causava sérios problemas já que criava vários arquivos que não eram corretamente suportados pelo MLT. Assim, nesta versão, o recurso de captura de tela agora conta com FFmpeg Libav / o que significa uma dependência a menos e uma captura mais confiável. Parâmetros de codificação podem ser ajustados pelo usuário.

Suporte para várias fluxos de clipes

Alguns aplicativos, como aplicação de chat de vídeo pode produzir clipes de vídeo que têm vários fluxos incorporados, por exemplo, onde você pode ver e ouvir a cada participante para uma conversa. Kdenlive agora detecta este tipo de clipes e permite que você importá-los como clipes separados de modo que você pode usar os diferentes fluxos.

Critério de análise de clipe

Um novo recurso também é introduzido nesta versão: análise de clipe. Em suma, podemos ter alguns efeitos MLT que analisam o clipe e armazenam o resultado para uso posterior. Os primeiros casos utilizáveis ​​são os seguintes:
Detecção automática de cena: Kdenlive agora pode analisar seus clipes para encontrar as diferentes cenas e adicionar marcadores ou cortar o clipe. O processo está muito lento, mas é um começo.

Rastreamento de movimento melhorado: Kdenlive agora também podem analisar o movimento de um objeto, e o resultado disso pode ser usado como quadros-chave para uma transição ou um efeito. Por exemplo, agora você pode ter um clipe de título que segue um objeto.

Melhorias de estabilidade e desempenho

Muitos esforços foram colocados em estabilidade e desempenho, a busca na timeline será mais suave, agora você tem de depuração de áudio ao usar OpenGL display, áudio poderá ser gravado durante a reprodução de seu projeto para efeitos de narração, e muito mais.

A lista completa de novos recursos além dos bugs corrigidos estão disponíveis aqui.

Se você não conhece o Kdenlive, recomendamos fortemente que o faça. É um excelente software de edição de vídeos. A equipe da Espírito Livre o utiliza e recomenda. Kdenlive é um poderoso e intuitivo editor de vídeo multi-track, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. O software é totalmente gratuito, tal como definido pela fundação GNU.

Ficou interessado?! Visite o site oficial do Kdenlive.

Fonte e Créditos: aqui

1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre