O que é o CDTC?



O projeto

Iniciado em 25 de agosto de 2004, através de acordo assinado entre o ITI e a IBM Brasil. O CDTC se estruturou fisicamente durante os dois primeiros anos, preparando o ambiente na universidade (realizado pelo ITI) e instalando os equipamentos que foram doados pela IBM. 

Em 26 de novembro de 2005 entrou no ar os quatro primeiros cursos ofertados pelo CDTC: Filosofia GNU, escrito pelo então gestor do projeto CDTC, Djalma Valois Filho; Instalação do OpengroupWare, produzido pelos servidores da Radiobrás; BrOffice, produzido pelos estagiários do CDTC contratados pela IBM e o curso de Qualificação de Tutores de Moodle, produzido a partir de material da UNB. Os quatro primeiros cursos tiveram o envolvimento de 548 pessoas.

Em Julho de 2006 a IBM finalizou sua participação no projeto, cabendo ao ITI a continuidade dos trabalhos. Possuímos hoje mais de 200 cursos, sendo ofertada 60 turmas por semana entre dois sites, tendo cada site cerca de 25.000 alunos, dispostos em mais de 1400 cidades brasileiras. Temos hoje mais de 3200 empresas privadas que usam o CDTC para formação de seus empregados, 1800 instituições públicas que obtém no projeto CDTC o apoio necessário para a qualificação dos seus trabalhadores. 
Leia mais aqui!

Como participar do Projeto CDTC?

O CDTC possui dois sites: o "Cursos" e o "Comunidade".

Para acessar o site “Cursos” (http://cursos.cdtc.org.br), é preciso ter um e-mail institucional seja de orgãos do governo ou universidades públicas.

Exemplo: fulano@planalto.gov.br ou fulano@ime.ufrj.br. Neste site ao término dos cursos você poderá emitir certificados.

Para acessar o site “Comunidade” (http://comunidade.cdtc.org.br), é preciso ter um e-mail que o domínio possua ".br". 

Exemplo: fulano@yahoo.com.br. Nesse site, após a realização dos cursos, não há emissão de certificados. Por norma da instituição os domínio de e-mails cadastrados, devem possuir ao final o "br".

Para se cadastrar nos sites “Cursos” ou “Comunidade”, basta informar um ID, SENHA, EMAIL, CIDADE, ESTADO e responder algumas perguntas sobre o seu perfil pessoal.

O CDTC possui ainda o site “Downloads” (http://downloads.cdtc.org.br), onde o usuário pode baixar apostilas, notas técnicas, vídeos e demais materiais digitais, de todos os cursos do CDTC. 

Para acessar este site é necessário um novo cadastro, pois o cadastro feito no “Cursos” ou no “Comunidade” não valem para o “Downloads”! Para se cadastrar no site, basta informar: NOME, NOME DE USUÁRIO, EMAIL e SENHA.

Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento http://comunidade.cdtc.org.br/



0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre