Protegendo facilmente seus arquivos com senhas


Nesta postagem vamos explicar para os novatos como proteger facilmente seus arquivos ou pastas com senhas. O programa necessário, o Seahorse, já vem instalado por padrão na maioria das distribuições, logo você só precisará de um programa que comprima seu arquivo/pasta e iremos bloqueá-lo com uma senha para evitar que usuários não autorizados copiem ou visualizem seus dados.

Use por sua conta, risco e responsabilidade

PROTEGENDO SEUS ARQUIVOS

0 - abra seu navegador de arquivos e navegue até à pasta que contém os aquivos que deseja proteger;
1 - clique com o botão direito do rato sobre o arquivo. No menu que aparece clique em "Comprimir":



2 - no diálogo "Comprimir" escolha o tipo de compressão que deseja usar (.7zip, .rar, .zip, ...). Clique em "Outras opções" para visualizar os recursos de proteção:

3 - digite uma senha para proteger seu arquivo. Se achar necessário marque o campo "Criptografar também a lista de arquivo". Clique em "criar":


Se você não marcar o campo "Criptografar também a lista de arquivo" outro usuário poderá ver a lista de arquivos da pasta, porém não conseguirá acessá-los. Se você escolher criptografar a lista de arquivos será solicitado imediatamente ao usuário a senha de acesso sem deixá-lo visualizar a lista dos arquivos:


MAIS PROTEÇÃO

Chattr é um utilitário de linha de comando que permite mudar permissões de arquivos ou pastas. Para impedir que alguém delete o arquivo que você protegeu use o Chattr.

Abra o terminal, navegue até a pasta do arquivo protegido e digite o seguinte comando:

$ sudo chattr +i NomeDoArquivo

Substitua NomeDoArquivo pelo nome do arquivo que está querendo proteger.

Para remover essa proteção, execute este comando:

$ sudo chattr -i NomeDoArquivo

Associe ao sinal de + do comando à adição de proteção e o sinal de - à retirada da proteção.

Para proteger uma pasta de ser excluída, use este comando:

$ sudo chattr -R +i NomeDaPasta

Para desproteger a pasta, use este comando:

$ sudo chattr -R -i NomeDaPasta

Só uma correção pelo que leio por aí: não é "Sistema Operacional Ubuntu" ou "Sistema Ubuntu", é "Distribuição Ubuntu". O sistema é "GNU/Linux". 

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre