Solução da tela preta no HP Pavilion com Ubuntu

Se você está aqui é porque tá triste, ou chateado pelo fato do Ubuntu (ou qualquer outro Linux) não manter a tela do seu notebook HP com o brilho no máximo por muito tempo. Sim agora claro, estou falando para um nicho de usuários muito específico, mas visto que eu adquiri um Notebook HP e tive esse problema vou deixar este artigo para tentar auxiliar outras pessoas que possam passar pelo mesmo problema.

O que acontece afinal

Para você entender, os notebook da HP tem uma certa incompatibilidade com o Kernel Linux (até a versão 3.5 com certeza, versões mais novas não testei) que fazem com que durante a instalação a luminosidade da tela caia para zero e você precise (foi o que eu fiz pelo menos) de uma lanterna para iluminar a tela e ver onde está clicando. Mesmo assim, depois de concluída a instalação o problema persiste, por vezes é preciso abrir e fechar a tampa do notebook para que a iluminação volte, pouco tempo depois ela volta a ficar sem brilho e você não vê absolutamente nada.

Como eu precisei recorrer a fóruns estrangeiros e quero deixar minha contribuição em português para que as pessoas não deixem de usar Linux nos seus computadores HP apenas por este motivo.

Como concertar este problema?

Bem, a ideia primária parte de deixar o o brilho no máximo desde o boot, para isso vamos precisar editar um arquivo no GRUB e se sua tela estiver escura tente usar uma lanterna ou a luz do seu celular para ver alguma coisa, tente também abrir e fechar o notebook para ver se "a luz acende". Abra o terminal e cole o comando abaixo:

$ sudo gedit /etc/default/grub

Encontre a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

e adicione acpi_backlight=vendor, ficando a linha completa assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_backlight=vendor"

Feche o editor de texto salvando a mudança.

Atualize o Grub para incluir a mudança com o comando:

$ sudo update-grub

Reinicie o sistema.

E é isso, com esta modificação agora o brilho deverá ficar correto.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre