Trocando o Bootanimation Android A9220


Quando você liga o seu Android tem uma animação que fica passando enquanto o Sistema Operacional é carregado, claro que essa dica não vai acrescentar nenhuma funcionalidade ao seu aparelho, mas se você é como eu que gosta de aprender como as coisas funcionam, ela vai servir para você.


Testado no A9220, deve funcionar nos outros modelos desta série
Execute os procedimentos por sua conta e risco!!


Então, chega de delongas e vamos colocar a mão na massa, as linhas abaixo vão lhes ensinar como trocar o arquivo de animação (bootanimation.zipe ainda de quebra colocar uma música (bootaudio.mp3) durante a animação.

Pré-requisitos:

Celular tem que estar rooteado; 
Aplicativo Root Explorer.

Passo 1 - Trocando a animação.

1) Escolha qual animação vai querer.
Obs.: Para encontrar e baixar animações do tamanho certo para o seu aparelho basta buscar no google digitando "800x480 bootanimation.zip", esse exemplo é para o A9220.

2) Após escolher e baixar seu bootanimation, se ele não estiver nomeado como “bootanimation.zip”, faça isso! (Lembre-se, o nome é bootanimation com a extensão .zip)

3) Conecte o celular no computador em modo USB e abra o SDCard (cartão de memória), copie o arquivo “bootanimation.zip” para a raiz do seu SDCard.

4) Desconecte celular do computador, abra o aplicativo "Root Explorer" e vá ao diretório “sdcard”. Se você segui a orientação do item "3", você vai encontrar o arquivo “bootanimation.zip”, toque em cima deste arquivo e mantenha pressionado até aparecer um "popup" com opções, toque em “Copy ou Copiar”.

5) Volte para a raiz do "Sistema (/)" e vá para diretório “system”, dentro dele vá para o diretório “media”.

6) Importante, olhe para a tela do celular na parte de cima, você deve ver o seguinte, "Montado com r/o" em um botão escrito, "Montar R/W", toque neste botão e você notará que ela passará a mostrar "Montar R/O", se isso aconteceu pode continuar com o item "7".

7) Agora toque em “Paste ou Colar”, que fica na parte debaixo da tela, com isso o arquivo “bootanimation.zip” será colado dentro da pasta media, se perguntar se você deseja substituir o arquivo existente, basta responder "Sim ou Yes".

8) Reinicie o aparelho para testar sua nova animação.


Passo 2 - Trocando ou colocando som de inicialização.

Pré-requisitos:

O arquivo de som tem que ser em .mp3; 
pode ter até 20 segundos.

1) Use o programa que quiser para cortar ou converter o seu arquivo de áudio, eu usei o Audacity e cortei um arquivo que tinha aqui deixando ele com "20 segundos".

2) Após trabalhar o seu áudio, salve ou exporte (no meu caso) e dê o seguinte nome para ele “bootaudio.mp3”.

3) Conecte o celular no computador em modo USB e abra o SDCard (cartão de memória), copie o arquivo “bootaudio.mp3” para a raiz do seu SDCard.

4) Desconecte celular do computador, abra o aplicativo "Root Explorer" e vá ao diretório “sdcard”. Se você segui a orientação do item "3", você vai encontrar o arquivo “bootaudio.mp3”, toque em cima deste arquivo e mantenha pressionado até aparecer um "popup" com opções, toque em “Copy ou Copiar”.

5) Volte para a raiz do "Sistema (/)" e vá para diretório “system”, dentro dele vá para o diretório “media”.

6) Importante, olhe para a tela do celular na parte de cima, você deve ver o seguinte, "Montado com r/o" em um botão escrito, "Montar R/W", toque neste botão e você notará que ela passará a mostrar "Montar R/O", se isso aconteceu pode continuar com o item "7".

7) Agora toque em “Paste ou Colar”, que fica na parte debaixo da tela, com isso o arquivo “bootaudio.mp3” será colado dentro da pasta media, se perguntar se você deseja substituir o arquivo existente, basta responder "Sim ou Yes".

8) Reinicie o aparelho para testar sua nova animação, que agora deverá ter o som tocando ao fundo.

Bônus

Se quiserem também é possível baixar via GooglePlay, um aplicativo que custa R$ 2,06, porém ele não permite colocar o Som no Boot, mas facilita a troca das animações automaticamente, uma vez que você seleciona a animação, ele faz o download e instala a mesma para você. 


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre