CALC - repetir cabeçalho da planilha na impressão



No meu trabalho muitas máquinas teem como suite de escritório o LibreOffice. Esta semana, no atendimento Help Desk, recebi 4 ligações perguntando-me sobre um mesmo recurso do CALC. "Precisamos imprimir uma planilha que ocupa várias páginas e preciso repetir o cabeçalho para uma melhor leitura e entendimento dos dados". Um recurso simples, porém de grande utilidade no escritório. Nesta dica rápida, direcionada mais especificamente aos iniciantes, mostraremos como repetir o cabeçalho na impressão da planilha.

CALC - COMO REPETIR O CABEÇALHO DA PLANILHA NA IMPRESSÃO
0 - Abra sua planilha;
1 - Clique no menu Formatar/Intervalos de impressão/Editar:
2 - Surgirá o diálogo "Editar intervalos de impressão". Em linhas a serem repetidas clique no botão "Encolher":
3 - Clique em qualquer célula da linha que deseja repetir na impressão (ou digite $ e em seguida digite o número da linha). Clique novamente no botão "Encolher" para expandir o diálogo:
4 - Veja que em "Linhas a serem repetidas" está "Definido pelo usuário". Aproveite e certifique-se na primeira opção que é "Intervalos de impressão" está "Planilha inteira", se por algum motivo não estiver, selecione-a. Clique em "OK" para concluir.:
5 - Na Barra de Ferramentas Padrão clique em "Visualiza impressão" e confira o resultado:

REPETINDO MAIS DE UMA LINHA
Veja que nosso exemplo possui mais de uma linha de cabeçalho (3 linhas):
Para definir mais de uma linha basta clicar-segurar-arrastar para selecionar o intervalo de linhas que deseja usar em "Linhas a serem repetidas", ou seja, clique-segure na primeira linha e arraste até a última linha a ser repetida na impressão. Clique em "OK" para finalizar:
Ou você pode ainda pode definir manualmente digitando o intervalo, por exemplo $1:$3 que seria da linha 1 até a linha 3:

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre