Canonical lança Ubuntu para tablets


Conforme foi noticiado por nossa equipe ontem, a Canonical fez o lançamento nesta terça-feira,19/02, do Ubuntu for tablets, versão do sistema operacional baseado na plataforma GNU/Linux, para os tablets. A novidade já era prevista, primeiramente graças ao lançamento do Ubuntu para celulares um mês atrás e graças mensagem que constava no site do Ubuntu desde segunda feira: “Tick, tock, tablet time!”, junto com um timer.

O Ubuntu para tablets conta com um sistema de multi-usuários semelhante ao presente no Ubuntu para PC, de forma que é possível compartilhar o tablet entre diversos usuários,mantendo a privacidade.

No canto esquerdo da tela à a barra de aplicativos,comum ao Ubuntu para celulares e na versão tradicional para desktop. A ideia é ter acesso rápido aos seus aplicativos. A barra fica oculta,e ao deslizar sobre o canto esquerdo,ela aparece e você seleciona o app. Ao deslizar a barra em direção ao canto direito,aparece a tela com com todos os aplicativos que estão em execução.


Uma feature bastante atrativa no Ubuntu para tablets é a funcionalidade de multi-tarefas. A barra lateral já é uma forma de tornar a troca entre aplicativos mais ágil, porém é possível também dividir a tela. Eventualmente dependendo da tela do dispositivo,é possível dividir o espaço entre um aplicativo no canto direito, com as dimensões dos aplicativos para celular, e no canto esquerdo,um aplicativo principal. Isso é bastante útil. Na imagem acima, é demonstrada uma chamada pelo Skype enquanto se edita um documento no Google Docs.

Para os desenvolvedores a Canonical disponibiliza uma ferramenta chamada Quickly, que permite desenvolver aplicativos para a plataforma utilizando Python e GTK. Com ela é possível desenvolver, testar e publicar aplicativos para Ubuntu, e agora também para o Ubuntu em tablets.

Como é um lançamento recente, ainda não à previsão para vendas,obviamente, mas vale ficar atento ao potencial do Ubuntu para tablets.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre