Demonstração do WebRTC: chat em vídeo sem plugins entre Firefox e Chrome

O WebRTC está em desenvolvimento há algum tempo, sendo bastante promissor. Os navegadores suportarão nativamente microfones e câmeras, possibilitando comunicação com áudio e vídeo em tempo real sem o uso de plugins. Há alguns anos isso só era possível com plugins e/ou serviços de terceiros, como Java, Flash ou outra tecnologia, geralmente proprietária.

Muitos não botaram fé na proposta, mas aos poucos o WebRTC está tomando forma. Nesta semana foi divulgado um vídeo feito entre um desenvolvedor da Mozilla e um do Google. Com boa conexão o vídeo é transmitido de forma bem suave, sem degradações irritantes nem perda considerável de frames. Confira:


Como se vê, a tecnologia é promissora: em breve os sites de conversas em vídeo e áudio poderão funcionar sem depender de plugins ou recursos proprietários, fazendo tudo o que precisam com recursos nativos dos navegadores.

WebRTC fará parte do padrão da W3C e IETF, sendo adotado por praticamente todos os navegadores do mercado assim que estiver concluído.

Num post da Mozilla há mais detalhes da implementação. A demonstração em vídeo foi feita usando o Chrome 25 Beta e uma compilação recente do Firefox Nightly. Ambos os navegadores usam o codec de áudio Opus e o VP8 para vídeo, usando o ICE para a conexão.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre