Lançado Minix 3.2.1


Thomas Veerman, anunciou o lançamento do MINIX 3.2.1, uma versão atualizada do sistema operacional UNIX-like baseado em uma arquitetura microkernel. O MINIX 3.2.1 apresenta um sistema de expansão em áreas como utilitários userland, bibliotecas, sistema de projeção, além de drivers e melhorias implementadas no kernel, melhorias de desempenho diferentes, e mais uma lista detalhada que inclui suporte para arquivos executáveis ​​ligados dinamicamente, construção de versões compartilhadas de bibliotecas base do sistema, remoção do uso de segmentos Intel, fazendo com que haja um aumento na performance.

O MINIX é uma distribuição do tipo Unix, de origem holandesa, baseado em uma arquitetura microkernel. É extremamente pequeno, com a parte que é executada no modo kernel distribuída em cerca de 5.000 linhas de código-fonte, enquanto os elementos que são executados em modo de usuário são divididos em pequenos módulos isolados, que melhoram a confiabilidade do sistema. Foi originalmente concebido como ferramenta educacional, porém as últimas versões do MINIX também estão sendo utilizadas em sistemas embarcados e laptops com baixo poder de processamento.

Apesar desta versão não dar suporte ao ARM, a equipe de desenvolvimento vem trabalhando arduamente para que em um futuro próximo tal suporte esteja disponível. Esta versão conta ainda com mapas de teclado em Português e Português do Brasil.

Para os interessados, entre em contato através do grupo: 

https://groups.google.com/forum/#!forum/minix3. Os desenvolvedores também convidam aos interessados em experimentar esta nova versão e tornar-se parte da nossa comunidade contribuindo! Veja http://www.minix3.org/ e http://wiki.minix3.org/ para mais informações.

O canal oficial do IRC é # minix na freenode. 
Para baixar 3.2.1, visite http://www.minix3.org/download.

A equipe de desenvolvimento informa ainda que o MINIX 3 está disponível gratuitamente sob uma licença do tipo BSD.

Com informações de MINIX.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre