MDM agora tem suporte a temas HTML5


O gerenciador de login MDM agora suporta temas HTML5, o que 
permite aos artistas gráficos criarem belos temas com animações.

No Linux Mint, o MDM é o gerenciador de login padrão, sendo, portanto, o software responsável pelo gerenciamento da tela de login. Além disso, ele coordena a autenticação e o carregamento das sessões do desktop. 

O MDM apresenta três telas de login diferentes, também conhecidos como "greeters".

A versão GTK do greeter é uma tela de login simples, semelhante a imagem abaixo:

"GTK greeter"

O chamado "GDM greeter" é um modelo diferente de tela de login compatível com temas XML, os quais também são conhecidos como "GDM themes" (temas GDM). Se você é um usuário do Linux Mint, muito provavelmente este é modelo que você está utilizando agora. Esta versão pode ter uma aparência bastante diferente, dependendo de qual tema você estiver usando. 

Abaixo está um exemplo do GDM greeter rodando o tema Arc-Brave-Userlist:

"GDM greeter". Bonito e bastante customizável

Já o chamado "HTML greeter" é uma nova tela de login que usa webkit e é compatível com temas escritos em HTML. Aqui está um exemplo de um tema criado pela equipe de desenvolvimento:

"HTML greeter". Belo, interativo e fácil de customizar

Este exemplo pode não ser tão exuberante e espetacular, mas é necessário se ter em mente que ele foi projetado pelos desenvolvedores do MDM/Mint, não por artistas profissionais da web. Este tema, em particular, foi feito utilizando-se HTML, CSS, Javascript, Bootstrap e JQuery.

Mesmo sendo apenas um screenshot, dá para se perceber a transparência usada na caixa de diálogo de login. Além disso, podemos ver como a imagem do usuário inclina-se quando colocamos o mouse sobre ela.

Algumas das possibilidades oferecidas pelas tecnologias da Web

Utilizando tecnologias da web no Linux Mint, nós não só podemos criar belos temas mas também podemos criar modelos bastante dinâmicos, além de termos a nossa disposição um dos recursos mais abundantes da atualidade: o conteúdo disponível na web.

Aqui estão alguns exemplos do que pode ser feito utilizando-se essas tecnologias:

Um game completo: http://www.cuttherope.ie/
Um outro game: http://canvasrider.com/

Através dessas tecnologias os temas MDM HTML podem definir a maneira como a tela de login se apresenta, a forma como a navegação funciona, como a interação com o usuário ocorre, as condições para se permitir o log in, etc...

Sua tela de login HTML pode fazer o usuário saltar, jogar um minigame e até mesmo
terminar um nível antes que ele possa entrar, mas por favor, não faça isso! :D

Nem é preciso dizer que incluir conteúdos em Flash ou Java na tela de login, pedir ao usuário para esperar algo carregar ou para jogar um minigame, tudo isso pode ser bastante frustrante. Mas essas tecnologias podem ser utilizadas para implementar efeitos sutis, bastante apreciados pelos usuários, sem grandes esforços do artista. 

Temos como exemplos:

Dar ao tema um fundo animado através de um gif animado ou rodando um vídeo HTML5 em segundo plano;
Fazer flocos de neve cair em cima da caixa de diálogo de login;
Colocar sessões e linguagens em widgets laterais que se expande quando o usuário passa o mouse sobre eles;
Usar um carrossel javascript para seleção de usuário, etc... .

Um bom exemplo disso é o chamado unity-greeter, o greeter LightDM implementado pelo Ubuntu:

O unity-Greeter é uma mistura de efeitos sutis e animações, 
sendo fácil de implementar como um tema HTML

Embora este greeter não seja configurável, o resultado final é um bom exemplo de como animações e efeitos podem ser usados ​​para melhorar a experiência do usuário. Usando tecnologias web, pode-se facilmente criar um um tema com a aparência de um modelo unity-greeter.


Para maiores informações sobre esta novidade, agora presente no gerenciador de login MDM, acesse este link.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre