Ministério das Comunicações lança novo processo seletivo do programa Cidades Digitais – PAC 2



Início de ano, novos prefeitos, novas perspectivas para os próximos anos e como não poderíamos deixar de dizer, novos investimentos em Inclusão Social e Digital.

Recentemente, o Ministério das Comunicações lançou um novo processo seletivo do programa Cidades Digitais –PAC 2, que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas.

Podem se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou tenham compromisso firmado com operadora privada para conexão à internet.

As cidades selecionadas serão apoiadas com a construção da rede para conexão dos órgãos públicos à internet, instalação de aplicativos de governo eletrônico (Software Livre), criação de pontos públicos de acesso à internet para uso livre pela população e a formação e capacitação de servidores públicos para utilização das ferramentas.

Ano passado foram selecionadas 80 cidades e esse ano a previsão é 120 outras. A segunda chamada do Cidades Digitais foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai contar com R$ 100 milhões do orçamento de 2013.

É uma grande oportunidade para novos prefeitos poderem mudar drasticamente (para melhor) a situação administrativa (Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Ação Social, principalmente) como um todo. Melhorando o atendimento a população, reduzindo custos, fazendo Inclusão Digital e Social. Gerar empregos diretos e indiretos gerando renda e trazendo desenvolvimento para seu município. Diversos outros projetos podem ser agregados. A interligação de órgãos públicos (como prefeitura, secretarias, escolas e postos de saúde), além de acesso a internet gratuito a população são algumas as inúmeras vantagens ou ainda a capacitação de estudantes da rede pública de ensino que aproveitados no próprio município.

Prefeitos, corram pois o tempo é curto. O edital foi publicado no sítio do MC no dia 04/02/2013 e o prazo para envio das propostas é até 05/04/2013.

Por Cristiano Costa Maia
Membro da equipe de desenvolvimento do BigLinux. Atualmente voltado a projetos de Inclusão Digital, Informática Educativa e consultoria tecnológica usando Software Livre para Prefeituras do interior do Ceará bem como efetuando Projetos para Cinturão Digital e Cidade Digital.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre