Onda do Raspberry Pi começa a pegar e Google já entra em campo!



O baratíssimo computador com Linux conhecido como Raspberry Pi ($25/$35 Dólares nos EUA) está cada vez mais evidente como um dos maiores cases de sucesso de código aberto deste ano.

Ele tem atraído diversos desenvolvedores e pensadores ao redor do mundo. Tem até um supercomputador composto por vários dispositivos Pi amarrado com peças de Lego (Veja Na Foto).

O mercado de educação sempre representou um ambiente natural para dispositivos Raspberry Pi, e esta semana, ficamos sabendo que o Google está dando 15.000 dispositivos Pi para escolas do Reino Unido.

A notícia sobre o presente do Google para escolas no blog TreeHugger destaca:

“Apesar de alguns questionarem o presente do Google, observando que a influência das grandes corporações devem ser mantida fora da sala de aula, outros percebem o quão importante é fazer com que as crianças se interessem pela ciência da computação, para que os ganhos no setor não diminuam na próxima geração.”

Na verdade, Eric Schmidt do Google começou a prometer dispositivos Pi para escolas do Reino Unido por onde andara desde maio do ano passado. ”Reiniciar a educação em ciência da computação não é simples”, disse Schmidt, em um evento em Londres, de acordo com a BBC. ”Descartar o currículo existente foi um bom primeiro passo -. Equivalente a tirar o plug da parede. A questão agora é como ligar.”

O New York Times também publicou uma retrospectiva exaustiva sobre a rápida ascensão do Pi Raspberry esta semana. ”A Raspberry Pi Foundation começou a vender os computadores em fevereiro do ano passado”, o Times observou. ”Eles logo não teriam mais em estoque.”

Quem teria pensado que um dispositivo de tamanho de cartão de crédito, rodando Linux, disponível quase de graça, teria um impacto tão profundo? A Raspberry Pi. Essa história esta apenas começando.

Fonte e Créditos: aqui

1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre