Processo aberto e colaborativo na criação do Novo Portal do Software Público Brasileiro

O seguinte convite foi feito recentemente pela equipe do Portal do Software Público. A Revista Espírito Livre apóia esta ideia e dada a sua relevância, reproduzimos tal anúncio:

Prezado(a)s participantes do Portal do Software Público Brasileiro,

Ao longo dos últimos anos o SPB tem funcionado como um núcleo de inovação na administração pública e nos municípios brasileiros, causando transformações na economia, no setor público e na indústria de software.Considerando estas transformações a Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro anuncia que está em curso o processo de reformulação do Portal do Software Público Brasileiro, que agora será mais aberto e participativo, de maneira que qualquer cidadão possa sugerir ideias e usufruir mais das soluções que são ofertadas no ambiente.

A intenção é retomarmos o processo de desenvolvimento do novo Portal SPB da forma mais colaborativa possível, abrindo para toda a sociedade participar diretamente através de um processo de construção coletiva. A ideia é abrir espaço para que todas as partes interessadas no Portal possam contribuir, expressando suas necessidades e dificuldades no ambiente e opinando sobre maneiras de como torná-lo mais atrativo, interativo e eficaz.

Participação pela Internet

Para compartilhar suas sugestões, estamos oferecendo uma ferramenta de seleção de ideias nesse endereço: http://novo.softwarepublico.gov.br/ideias/ . Aqui você pode escrever suas sugestões para o novo ambiente e votar nas propostas que mais lhe interessarem. As sugestões mais pontuadas têm mais chances de serem incorporadas na nova versão do Portal do Software Público Brasileiro.

Precisando de informações sobre o funcionamento do Portal para dar sua sugestão? Estamos disponibilizando esse ambiente de wiki aberto (http://novo.softwarepublico.gov.br/wiki/ ) , onde será registrada toda a base conceitual e teórica acumulada no decorrer do processo de desenvolvimento. Lá você encontrará informações como:

  • Mapas mentais das atuais funcionalidades do SPB;
  • Mapas mentais de atores que interagem com ele;
  • Apresentações sobre ferramentas existentes cujas funcionalidades poderiam ser incluídas no SPB;
  • Publicação sobre o pensamento sistêmico do Software Público Brasileiro;
  • Agenda dos encontros presenciais.

Para facilitar a comunicação entre os que se interessam em colaborar, foi criada a comunidade ”Novo Portal SPB” dentro do próprio Portal, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://bit.ly/VfRFJF.

Encontros presenciais

Após essa fase de levantamento de sugestões pela Internet, serão realizados encontros presenciais conduzidos pelo Ministério do Planejamento, onde qualquer cidadão poderá ajudar apresentando mais definições sobre o novo Portal do Software Público Brasileiro. Esses encontros terão uma dinâmica própria que foi planejada para permitir que todos consigam ajudar de alguma forma, de acordo com seu conhecimento e área de interesse no SPB.

Interessados em participar dos encontros presenciais em Brasília devem indicar na comunidade “Novo Portal SPB” os dias em que estarão presentes, para reservar vagas: http://bit.ly/VfRFJF.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre