Avogadro - editor e visualizador de moléculas em 3D



Avogadro é um software desenvolvido por um conjunto de professores, que permite editar moléculas e montar as suas ligações. Esse software é gratuito e compatível com Windows, Mac e Linux, e essa é uma das vantagens sobre os demais programas similares, que não são multi-plataforma.

O Avogrado, por ser um potente editor de estruturas químicas orgânicas e inorgânicas, com uma interface de fácil entendimento e manuseio, pode ser utilizado como recurso na compreensão de conceitos como:geometria molecular, identificação dos ângulos de ligação, hibridações, cálculo de energia e massa molecular,arranjo cristalino em aglomerados moleculares entre outros.

Esse vídeo disponível no canal G-Fernandes ILYT do You tube, demonstra o passo a passo de como construir, desenhar e visualizar moléculas em 3D.


Retirado do youtube, direitos e créditos do autor do vídeo 


Links para download:
http://avogadro.openmolecules.net/wik... (para Mac OS, Linux e Windows)

Outros tutoriais:


O software permite a criação de moléculas utilizando o seu mouse. Basta clicar em alguma posição e arrastar para uma segunda para se obter uma ligação e duas moléculas.

Duas grandes vantagens em relação ao Software Chmescketch apresentando em um post anterior são a visualização das ligações e o idioma. Ao visualizar a estrutura 3D os tipos de ligações ( simples, duplas e triplas) são diferenciadas. Observe a figura que demostra a molécula de eteno construída no Chemsketch e no Avogadro respectivamente.


A outra facilidade é que, ao contrário do Chemesketch que possui sua plataforma em inglês, a do Avogadro é em português. 

Clicando em Construir e Inserir você tem acesso a um banco de dados de moléculas e peptídeos.

Clicando em Extensões e Criar Superfícies você pode visualizar a superfície de van der Walls ou a Superfície de Potencial eletrostático.

Essas são apenas algumas funcionalidades básicas que podem ser utilizadas no Ensino Médio. Explorando o software você irá encontrar muitas outras possibilidade de aplicação em química computacional, modelagem molecular, bioinformática,design de moléculas, ciências dos materiais e demais áreas relacionadas.

Fonte e Créditos: aqui essa postagem foi feita por Daniele Raupp

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre