SliTaz – distribuição GNU/Linux com 35 MB que corre em 48 MB de RAM


O SliTaz é uma distribuição GNU/Linux distribuída em versão LiveCD(USB) com 35 MB de .iso, ambiente de trabalho gráfico completo e muito funcional baseado no LXDE e no Openbox. Traz um gestor de pacotes “minúsculo” (Tazpkg) que necessita apenas de 80 KB em disco e que está disponível via TAzPanel. Você encontrará uma interface Web do próprio sistema que permite configurar quase tudo. Aceder ao terminal, ver os processos, criar um relatório do sistema, gerir pacotes, proceder a configurações das várias interfaces de rede, gestão de utilizadores, ativar/desativar módulos do kernel, criar pendrive inicializável, etc e etc.


Principais Características:

- Servidor Web pronto para uso fornecido pelo LightTPD com suporte a CGI e PHP;
- Web Brosers: Midori ou o Retawq em modo texto;
- Suporte áudio, fornecido pelo mixer Alsa, player de áudio e codificador de CD;
- Clientes de chat, e-mail e FTP;
- Cliente/Servidor SSH através do Dropbear;
- Base de Dados com o SQLite;
- Ferramentas para criar, editar ou gravar imagens de CD ou DVD;
- Desktop elegante com o Openbox a rodar sobre o Xorg (Servidor Gráfico);
- Caixas de Diálogo gráficas nativas para utilitários de linha-de-comando;
- Cerca de 3345 pacotes facilmente instaláveis a partir do mirror.


Ao inicializar o SliTaz você verá o seguinte menu:


Vá até à opção "Languages" e tecle ENTER. Escolha seu idioma e tecle ENTER para iniciar o carregamento. Você deverá escolher o layout do teclado. Ao final você verá a seguinte tela:


Baseada em: independente
Desktop: OpenBox
Hanking da DistroWatch: 92º
Página do projeto: slitaz.org
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre