Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 3


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:


Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds.
Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.

Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino

Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino

Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles

int luz13 = 13;
int luz11 = 11;
int luz9 = 9;
int luz7 = 7;
int luz5 = 5;

void setup() {                
  
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
pinMode(luz9, OUTPUT);
pinMode(luz7, OUTPUT);
pinMode(luz5, OUTPUT);

}

void loop() {

digitalWrite(luz13, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 11
digitalWrite(luz9, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 9
digitalWrite(luz7, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 7
digitalWrite(luz5, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 5

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

digitalWrite(luz13, LOW);    // aqui eu apago o pino 13 
digitalWrite(luz11, LOW);    // aqui eu apago o pino 11 
digitalWrite(luz9, LOW);    // aqui eu apago o pino 9 
digitalWrite(luz7, LOW);    // aqui eu apago o pino 7 
digitalWrite(luz5, LOW);    // aqui eu apago o pino 5 

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

}
// Fim do programa




Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.

Dica: Comecem pelo LED verde (SIGA), depois passe pelo LED amarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LED vermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia.

No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES).

Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula. 

Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras

Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre