Crie uma bela textura de aço escovado no Gimp



Texturas de aço escovado podem servir como um excelente plano de fundo para fotos, atribuindo um destaque belíssimo e moderno às suas imagens. Neste tutorial, irei mostrar como fazer a textura acima, usando o Gimp. É bem simples e muito rápido!

Abra uma nova imagem no Gimp, com o tamanho que você quiser (Arquivo, Nova...).


Vá na caixa de ferramentas e escolha a Ferramenta de degradês


Na caixa de diálogo da Ferramenta Degradês, procure por "Brushed Aluminium". Use o mouse para fazer um traço na diagonal, conforme mostra a figura abaixo.


Como resultado, teremos um gradiente com efeito metálico. Mas ainda não é isso que queremos.


Vá em Filtros, Ruído, Ruído RGB... Desmarque a opção "RGB independente" e defina um dos valores dos controles deslizantes de Vermelho, Verde ou Azul para 0,30. O resultado ficará como pode ser observado na janela abaixo:


Agora, para finalizar, vá em Filtros, Desfocar, Borrão de movimento...

Defina os valores do filtro como na janela abaixo.


Está pronta a textura!


Dica! No histórico do Gimp, desfaça as alterações até no momento antes de aplicar o filtro de desfoque "Borrão de movimento...". Retorne experimente novas variações desse filtro, aplicando valores menores de comprimento ou até pequenas alterações de ângulo. Você irá se surpreender com cada resultado.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre