Seu Ubuntu ficou mais lento depois de um tempo?

Dicas para você deixar o seu Ubuntu mais rápido

Uma das coisas que me deixa um pouco chateado é o fato do Ubuntu ficar um pouco mais lento depois de um tempo, quando você instala muitas aplicações, e o lixo for se acumulando, por isso hoje vou mostrar uma maneira de você dar um gás extra no seu Ubuntu.
Swapiness

Este é um ponto importante, a memória SWAP ajuda o sistema a trabalhar quando muitas aplicações estão sendo executadas, o caso é que em computador mais novos, especialmente os que tem mais de 2 GB de RAM a memória SWAP nem precisaria ser utilizada. O padrão de Swapiness do Ubuntu é 60, numa escala que vai de 0 até 100, isso significa que quando você estiver usando 40% da sua memória, ou seja, 60% da sua memória estiver livre alguns pequenos arquivos começarão a ser passados para o SWAP no HD, como é de se esperar o HD é muito mais lento do que a memória RAM, o que vamos fazer é modificar a prioridade da Swapiness para 10%.

Abra o terminal e cole os seguintes comandos para testar:

$ sudo sysctl vm.swappiness=10 + enter

A vantagem de usar este comando é que o Swapiness é definido para 10 somente nessa sessão, use o computador para ver se você sente alguma diferença no uso, caso tenha obtido melhoras vamos tornar essa modificação permanente com os comandos:

$ sudo gedit /etc/sysctl.conf + enter

No arquivo que se abrir, cole a seguinte linha do final:

$ vm.swappiness=10 + enter

Reinicie o computador

$ sudo reboot + enter

Depois de reiniciar para confirmar que a Swapiness ficou definida em 10 execute o comando abaixo:

$ cat /proc/sys/vm/swappiness + enter


Use o Prelink para linkar as bibliotecas

Para quem ainda não conhece, o Prelink é um software livre escrito por Jakub Jelínek da Red Hat para sistemas operacionais compatíveis com o POSIX, principalmente o GNU/Linux, porque ele modifica executáveis ELF. Ele destina-se a aceleração de um sistema, reduzindo o tempo que um programa precisa para iniciar. Esta é uma ferramente que já vem instalada por padrão no Diolinux OS.


Para instalar no Ubuntu abra o terminal e cole o seguinte comando:

$ sudo apt-get install prelink + enter

Depois de instalado rode o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do Prelink:

$ sudo gedit /etc/default/prelink + enter

Procure a linha:

PRELINKING=unknown

E mude para:

PRELINKING=yes


Agora execute o Prelink para que ele possa linkar as bibliotecas dos programas:

$ sudo /etc/cron.daily/prelink + enter

A primeira vez deve demorar um pouco mais, espere o processo com calma até que o terminal volte ao seu estado normal, repita esse comando de tempos em tempos, especialmente quando você instalar ou desinstalar programas.


Melhorando o tempo de boot Como todo o sistema existem aplicativos que se iniciam juntamente com o Ubuntu, procure na Dash por "Aplicativos de Sessão" porém por padrão o Ubuntu não mostra todos os serviços que são iniciados juntamente com o sistema, para exibir todas as entradas rode o seguinte comando:

$ sudo sed -i s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g /etc/xdg/autostart/*.desktop + enter

Agora entre novamente em aplicativos de sessão e estarão disponíveis vários serviços que você pode desabilitar a seu gosto.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre