Como recuperar a senha de ROOT do Linux sem precisar de CD ou pendrive


No meu trabalho existem algumas estações de trabalho com GNU/Linux. Uma dessas estações estava com uma senha de root definida diferente das demais e ninguém lembrava qual teria sido gravada. Problema fácil de resolver, sem precisar de CD, DVD ou pendrive. Esta postagem tem a finalidade de levantar a questão da importância da segurança e proteção dos nossos dados e do sistema. Não se iluda por ter um muro muito alto e cerca elétrica ativada, se o portão foi deixado sem um cadeado travado.

RECUPERANDO A SENHA DE ROOT

0 - Ligue o computador;
1 - na tela do GRUB, na linha referente ao kernel que você loga, tecle E:


2 - Desça até a linha referente ao kernel:


3 - Leve o cursor para logo depois da letra T da palavra QUIET e dê espaço;
4 - Digite single. Em seguida tecle F10;
5 - O sistema será carregado em modo texto com privilégios de administrador;
6 - Quanto o sistema estiver carregado por completo você verá o símbolo "#". Você está logado como ROOT;
7 - Digite passwd e tecle ENTER. Você será solicitado a digitar a nova senha;
8 - Digite a nova senha e tecle ENTER. Digite novamente a nova senha e tecle ENTER para confirmar a mudança;
9 - É só reiniciar o sistema com o comando reboot:


Isso para mim é uma falha gravíssima que deve ser corrigida pelo usuário. Se deseja corrigir e proteger seu sistema leia nosso artigo Grubpass - protegendo o Grub com senha

E este é um procedimento antigo usado aqui no meu trabalho.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre