jNetMap - monitoramento gráfico de rede


jNetMap é uma aplicação para monitoramento gráfico da sua rede. Você pode desenhar uma representação gráfica de sua rede e jNetMap irá verificar periodicamente se os dispositivos estão conectados ou se algum serviço parou de responder. Você também pode configurar notificações de e-mail ou deixar jNetMap executar um script quando um dispositivo conectar ou desconectar. Além disso, você pode anexar notas, iniciar uma conexão RDP / VNC / SSH para um dispositivo e muito mais.

jNetMap não é uma ferramenta de auditoria de rede, há melhores ferramentas para esta finalidade. E para empresas, a solução de monitoramento pode ser o Nagios. A ideia aqui é ter apenas um simples centro de controle.

OBTENDO E INSTALANDO O JNETMAP

0 - Certifique-se que você tem uma máquina virtual Java instalado no seu sistema (Java ou OpenJDK);
1 - faça o download do programa neste link;
2 - abra seu navegador de arquivos e navegue até à pasta do download;
3 - Clique com o botão direito do rato sobre o arquivo baixado. No menu que aparece clique em "Abrir com a Central de Programas do Ubuntu". Aguarde...;
4 - Quando a Central de Programas estiver completamente carregada, clique no botão "Instalar". Aguarde...;
5 - Quando a instalação terminar, feche a Central de Programas.

Tela inicial. Você deve criar um novo mapa de rede:


Mapa de rede criado e configurado (estações de trabalho, servidores e etc:


Após adicionar todos os itens da sua rede, você pode escolher um layout pré-definido:


E você ainda conta com apoio de plugins:


Você encontrará outras aplicações na página do desenvolvedor.

disponível para:
página do projeto: rakudave.ch

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre