Shimamoto - o Samurai dos Quadrinhos Brasileiros


"Shimamoto, o Samurai dos Quadrinhos Brasileiros". Um documentário muito bom e, como sempre, qualquer papo com o Shima é uma agradável aula sobre muitos temas. Deixo aqui o vídeo na intenção de divulgar e dar minha colaboração na PRESERVAÇÃO dos grandes nomes do Quadrinho Nacional.


Particularmente muito conhecido por seus trabalhos no gênero terror, estreou profissionalmente como desenhista de histórias em quadrinhos em 1959 pela Editora Continental/Outubro, onde desenhou a primeira HQ do Capitão 7. Em Maio de 1963, criou a pedido de Maurício de Sousa, as tiras do personagem Fidêncio, o gaúcho, para o Suplemento Infanto-Juvenil do jornal Folha de S. Paulo.

Entre 1961 e 1964 Shimamoto foi um dos responsáveis pelo movimento de nacionalização dos quadrinhos, ao lado de Mauricio de Sousa, Ely Barbosa, Gedeone Malagola, entre outros integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP). Temendo represálias passou a se dedicar a publicidade. Entre em meados da décadas de 1970 e início 1980 trabalhou com quadrinhos em várias editoras, Vecchi, Grafipar, Bloch Editores, sempre desenhando (e às vezes roteirizando também) HQs de terror, artes marcias e, em menor grau, HQs eróticas.

Em 2002 Shimamoto recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo e em 2005 recebeu outra homenagem, dessa vez a Moção de Congratulação nº 230/05 pela Câmara Municipal de Jaboticabal. Foi convidado de honra e homenageado no 5º Festival Internacional de Quadrinhos em 2007, tendo o Japão como país homenageado. Em 2008, ilustrou o livro "BANZAI! - História da Imigração Japonesa no Brasil" para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

Em 2009 publica Samurai, uma colêtanea de histórias sobre samurais, ninjas, entre outros artistas marcias pela EM Editora (na verdade um selo da Mythos Editora) e Quadrinhos para telefone celular da Operadora Oil. Seu apelido nos círculos de histórias em quadrinhos é "Samurai dos quadrinhos". Em 2011, surgiu um projeto de um curta de animação baseado na história "O Ogro", escrita por Antonio Rodrigues e ilustrada por Shimamoto publicada na revista Calafrio #27 em 1984.

Referências
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre