Alunos da Escola Municipal Paulo VI visitam redação do DIÁRIO DO VALE


Andressa Paganini
andressa.paganini@diariodovale.com.br
Volta Redonda

Alunos de duas turmas do 4º ano da Escola Municipal Paulo VI, localizada no bairro Açude, visitaram a redação do DIÁRIO DO VALE na tarde de hoje (27). Os cerca de 60 estudantes - acompanhados das professoras - aprenderam como são estruturadas e apuradas as reportagens, além do restante do processo até a impressão do jornal. 

Durante o bate-papo, os alunos mostraram interesse pelo jornalismo e muitos disseram que pensam na profissão para o futuro. A visita faz parte de um projeto coordenado pela professora de informática Michelle Resende, que consiste na produção de um jornal interno produzido pelos próprios alunos. 

- Estamos ensinando os alunos a trabalhar com um programa de edição de texto e tivemos a ideia de fazer algo diferenciado e não apenas ensiná-los a mexer no programa. Daí surgiu a intenção de produzirmos um jornal da escola - explicou a professora.

Ainda de acordo com ela, o jornal - nomeado pelos próprios estudantes com o nome do colégio - terá pautas voltadas para a comunidade, buscando uma inserção do colégio com o bairro.

- Os alunos serão divididos em equipes, e eles vão buscar assuntos e escrever matérias sobre temas relacionados à comunidade em locais comuns do bairro como ginásio e posto de saúde, entre outros - explicou.

Os estudantes se mostraram entusiasmados com o projeto. Cíntia Raquel Rodrigues, de nove anos, disse que quer escrever sobre o colégio.

- Eu quero escrever e falar sobre o colégio. Gostei muito da visita e aprendi bastante. É muito legal - disse.

Durante a visitação, os estudantes também conheceram um pouco sobre o Caderno Diarinho, parte do jornal direcionada ao público infanto-juvenil, e assistiram a uma vídeo aula sobre a produção do caderno e de desenhos. O vídeo atraiu a atenção dos estudantes, que aplaudiram ao fim da reprodução. Eles ainda participaram de um bate-papo sobre ciência com o jornalista, colunista e escritor Jorge Calife.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre