OpenRadeonBIOS - a nova Bios Open Source para GPU AMD

OpenRadeonBIOS é um novo projeto que visa proporcionar um BIOS otimizado para processadores e placas gráficas AMD oferecendo várias otimizações. A chegada da Valve e plataforma Steam exige que os fabricantes de chip de vídeo tenham um olhar mais atento para o suporte ao seu hardware no Linux, melhorando consideravelmente a fonte aberta e drivers gráficos proprietários, além de otimizar o suporte CPU e OpenGL.

Entre as empresas que já começaram a trabalhar "a sério" neste suporte para Linux está a AMD, que depois de anos de frustração e falta de apoio ao sistema do pinguim, começou a levar a sério o sistema operacional livre. Nos últimos meses, a AMD introduziu uma grande quantidade de novo código no kernel do Linux (e muitos novos patches irão "pousar" no Kernel 3.11), bem como melhorar os drivers proprietários. Depois de anunciar as otimizações para LibreOffice , além de outros interesses em projetos de código aberto, incluiu os novos OpenRadeonBios.

OpenRadeonBIOS é um novo projeto que visa proporcionar um BIOS otimizado para processadores e placas gráficas AMD oferecendo várias otimizações. O projeto OpenRadeonBIOS (não oficial) ainda está em fase de desenvolvimento, mas pode levar em pouco tempo seu status para estável e funcional, especialmente para sistemas de APU da AMD. O Bios open source poderia melhorar o suporte a AMD e poderá corrigir também diversos problemas encontrados em algumas placas gráficas (tais como problemas com a saída de áudio para HDMI), melhorando assim o suporte para AMD.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre