Linux ganha seu primeiro trojan... será?



Uma firma de segurança descobriu o primeiro trojan para o Linux, por muito tempo considerado exemplo de sistema operacional quase 100% seguro.
Encontrado pela RSA, o trojan é conhecido como Hand of Thief e é focado no roubo de dados bancários. As informações são da ZDNet.
O Hand of Thief é uma modificação do malware bancário para Windows. Ele utiliza um obtentor de formulários para obter seu login pessoal e senha em locais como bancos, sites, email e outros serviços. A empresa aponta que seu custo é de US$ 2000 para hackers.

Em conjunto, ele não permite que o usuário acesse qualquer tipo de antivírus ou removedor de malware. Ele até o momento funciona em 15 distribuições, como Ubuntu, Fedora, Debian, assim como ambientes desktop, como o Gnome e KDE.

Isso não significa que os usuários devem se desesperar e voltar para o Windows.Somente nos últimos quatro dias, foram encontrados cinco novos trojans, todos eles afetam diferentes versões do Windows, aponta o sistema Symantec Security Response.

Um dos trojans para roubo de informações bancárias mais famosos é o Zeus. Visto pela primeira vez em 2009, o aplicativo evoluiu e criou ramificações.
Dentre eles está o Eurograbber, que conseguiu em 2012 roubar US$ 46 milhões de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa realizada pela VerSafe.

Veja o que o Ubuntero falou sobre o caso:

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre