Filmadora panorâmica permite ver shows e jogos de qualquer ângulo


Filmadora panorâmica: Já imaginou usar o controle remoto para selecionar o ângulo da câmera que está transmitindo o show do seu artista favorito ou a partida do seu time de futebol? E não é só virar para lá e cá, mas desfrutar de uma visão completa de 360 graus. Esta é a proposta da nova câmera panorâmica desenvolvida pela equipe do professor Christian Weibig, do Instituto Heinrich Hertz, na Alemanha. A OmniCam360 é formada por 10 câmeras individuais.

Mas, em vez de simplesmente apontar para 10 direções diferentes, como nas câmeras usadas pelo Google Street View, por exemplo, a OmniCam360 gera uma imagem única, sem qualquer distorção ou "costura" entre as imagens de cada câmera. "Nós desenvolvemos um sistema de espelhos que desloca as pupilas de entrada das câmeras para um centro comum," explica Weibig.

Espelho e câmeras

O sistema de espelhos dirige a ação - a partida de futebol, por exemplo - até as câmeras de tal forma que todas tenham praticamente a mesma perspectiva. Há apenas uma pequena sobreposição intencional de algumas colunas de pixels entre as imagens, para que o software possa uni-las de forma correta.

O sistema de espelhos também elimina a necessidade de calibrar a posição de cada câmera individual antes do início das filmagens - é só chegar ao local do evento e começar a filmar. A câmera panorâmica pesa apenas 15 kg, o que significa que ela pode ser transportada por uma única pessoa e montada em um tripé - sua antecessora pesava nada menos do que 80 kg.

O primeiro teste da OmniCam360 será feito durante uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Berlim, que será transmitida ao vivo para o Japão.

Fonte e Créditos: aqui

outros links sobre o assunto:

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre