Vídeo Tutorial de modelagem básica com o Inkscape

Tutorial Inkscape
Quando se usa ferramentas tão poderosas, como o Photoshop e o Corel, por exemplo, é natural que a gente acredite que não conseguiria fazer o mesmo com a mesma facilidade, e sem perder qualidade, com outras ferramentas. Mas, para a esmagadora maioria dos casos, isso não é verdade.
Para a maioria dos utilizadores, profissionais ou não, vale a regra do 10-90: 90% das soluções está em 10% das ferramentas. No caso Inkscape, eu arriscaria até uma regra do tipo 5-95, porque o programa é extremamente simples, versátil, produtivo, e os resultados têm uma qualidade incrível, ao ponto de, mesmo tento passado 10 anos utilizando (e ensinando a usar) diariamente a dupla Corel e Photoshop, hoje, após 8 anos de uso do Inkscape, eu não consigo mais me imaginar usando as minhas antigas ferramentas.
Eu faço literalmente tudo nele, de cartazes a logos, de layouts para sites a design de interfaces, de ícones a papéis de parede. Na verdade, eu só não faço no Inkscape as tarefas relativas à imagens bitmap que só puderem ser feitas no Gimp. É por isso que eu afirmo que o único problema que estes programas têm, é a inércia das pessoas que se recusam a aprender um outro jeito de fazer as coisas.
Mas, para aqueles que estão dispostos a dar uma chance ao novo, eu fiz um tutorial completo de introdução ao Inkscape. São cerca de 100 minutos onde eu demonstro o uso das ferramentas mais básicas, e as que serão mais utilizadas no dia a dia da maioria das pessoas, profissionais ou amadores. Neles vocês encontrarão:
• Uso de ferramentas de formas: elipse e retângulo;
• Uso do editor de nós;
• Transformações de objetos e caminhos pelas alças;
• Caneta bézier;
• Aplicação de gradientes radiais e lineares;
• Duplicação de caminhos e objetos;
• Aplicação de cores em bordas e preenchimentos;
• União, diferença e interseção de caminhos;
• Clipagem;
• Camadas;
• Alinhamento;
• Aplicação de desfoque;
• Criação manual de sombras e reflexos;
• Zoom…

Deve ter mais coisa, mas é só assistir os vídeos para conferir. Bons estudos!



Fonte e todos os Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre