Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 3
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:
Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds. Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.
Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino
Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13; int luz11 = 11; int luz9 = 9; int luz7 = 7; int luz5 = 5;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13 digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11 digitalWrite(luz9, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9 digitalWrite(luz7, HIGH); // aqui eu acendo o pino 7 digitalWrite(luz5, HIGH); // aqui eu acendo o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13 digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11 digitalWrite(luz9, LOW); // aqui eu apago o pino 9 digitalWrite(luz7, LOW); // aqui eu apago o pino 7 digitalWrite(luz5, LOW); // aqui eu apago o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Dica: Comecem pelo LEDverde (SIGA), depois passe pelo LEDamarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LEDvermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia. No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES). Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula.
Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.
São 2 vídeos explicando a técnica (ajuste a qualidade do vídeo e tamanho da tela para ver melhor)
O vídeo está um pouco acelerado, mas segundo o autor o processo da montagem vária e pode levar aproximadamente entre 20 e 40 minutos (dependendo da edição)
Internet DJ Console - streaming de rádio ao vivo pela Internet
Internet DJ Console é uma ferramenta poderosa e fácil de usar para streaming de programas de rádio ao vivo pela internet usando servidores Shoutcast ou Icecast. IDJC pode reduzir o custo da criação de um estúdio em casa. Além de oferecer um grande número de características de produção, este software foi escrito com o objetivo de produzir a melhor experiência possível para os ouvintes e também para o DJ. Possui recurso de VoIP utilizando o aplicativo Jack Audio Connection Kit.
Você pode aproveitar a integração com programas poderosos como o Skype, Rack Jack (oferece plugins de efeitos sonoros), Jamin (compressor/equalizador de áudio poderoso) e muitos mais. O programa não prima pela beleza, mas sim pela estabilidade e qualidade do áudio. Está disponível nos repositórios oficiais das principais distribuições GNU/Linux.
INSTALAÇÃO MODO GRÁFICO
1 - Abra a Central de Programas do Ubuntu;
2 - Na Central de Programas, no campo de pesquisa pesquise pelo nome do programa;
3 - Faça clique-simples sobre o primeiro resultado para visualizar mais opções;
4 - Clique no botão "Instalar" para iniciar o processo. A senha de administrador será solicitada, digite-a e clique no botão "Autenticar" para prosseguir;
5 - Isto pode demorar um pouco. Aguarde...;
6 - Quando o processo de instalação for concluído, feche a Central de Programas.
INSTALAÇÃO MODO TEXTO
Para instalar basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr o seguinte comando:
Como o programa é para profissionais e por isso é cheio de recursos, você precisará dedicar alguns minutos do seu tempo para entendê-lo e configurá-lo adequadamente, portanto é imprescindível a leitura do tutorial abaixo que está dividido em duas partes (em inglês):
Já falamos aqui no blog sobre o Callibre, o Sigil, Booktype e Writer2epub (extensão para LibreOffice) que são softwares capazes de produzirem/converterem vários formatos de texto para e-book. Os formatos mais comuns de e-books são o PDF, HTML e o ePUB. No vídeo abaixo você pode conferir um tutorial de como produzir livros eletrônicos usando apenas software livre tendo como resultado final livros de excelente qualidade.
Hotshots - nova ferramenta em QT para captura de tela
Hotshots é uma nova ferramenta completa para capturar imagens de nosso desktop com recursos para editar facilmente as imagens capturadas. Escrito em Qt, o projeto nasceu do desejo de se criar um software multi-plataforma livre e completo que facilitasse o usuário em criar a tela pronta para ser postada em fóruns, blogs, redes sociais, etc.
Algumas características:
- Captura de imagens mesmo em vários monitores;
- Capturar a imagem de toda a sua área de trabalho, uma janela ou apenas uma parte da área de trabalho;
- Salva a imagem em vários formatos (PNG, JPG, BMP, ...);
- Salva automaticamente a imagem para a área de transferência (clipboard), uma pasta ou o editor;
- Redimensionar imagens;
- Atalhos de teclado para capturar screenshots
- Editor com o qual é possível inserir texto, imagens, setas, destacar algumas partes, etc;
- Pode ser minimizado na bandeja do sistema e trabalhar em segundo plano;
- Pode ser iniciado automaticamente na inicialização do sistema;
- Exportar as imagens editadas / capturados em vários formatos (PNG, JPG, BMP ...).
O projeto HotShots planeja adicionar novos recursos em atualizações futuras, incluindo a capacidade de exportar imagens diretamente para o Facebook, Picasa, e-mail etc. Também está planejada a introdução de novas opções, incluindo o editor para adicionar filtros para suas imagens.
Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:
PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!
LibreOffice Magazine é a revista eletrônica da comunidade brasileira do LibreOffice que teve sua primeira edição em outubro de 2012. Inovadora em sua proposta editorial, a Revista LibreOffice Magazine foi criada com um conteúdo voltado aos usuários interessados em conhecer a ferramenta de escritório LibreOffice e outras ferramentas livres, tecnologias abertas e padrões internacionais, casos de sucesso do uso do LibreOffice em empresas e ações de inclusão digital.
Seu conteúdo é composto por dicas e tutorias, artigos, entrevistas, apresentação de novas tecnologias e tudo que faz parte do mundo do Software Livre. Com o formato digital PDF, é integralmente diagramada no LibreOffice Draw.
Minetest é o sandbox do jogo de um mundo de blocos sem fim e um motor de jogo, inspirado pelo InfiniMiner, Minecraft e afins. Ele tem estado em desenvolvimento e em uso desde Outubro de 2010.
É Software Livre e Open Source, liberado sob a LGPL 2.1 ou posterior, disponível para Windows, Mac OS X e Linux.
Minetest é projectado para ser simples, estável e portátil.
É leve o suficiente para rodar em um hardware bastante antigo. Ele actualmente executa razoavelmente num laptop com placa de vídeo Intel 945GM. Embora, para a CPU, dualcore é recomendada.
Características
Passear, cavar e construir em um mundo voxel infinito, e outras coisas de artesanato a partir de matérias-primas para ajudá-lo ao longo do caminho.
Modding API simplista que suporta vários tipos de modificações e acréscimos ao jogo.
Suporte multiplayer para dezenas de jogadores, através de servidores hospedados pelos usuários.
Iluminação baseada em voxel com consequências no jogo (cavernas de luz e edifícios com tochas).
Mundo quase infinito e um belo gerador de mapa.
Roda nativamente no Windows, Linux, OS X e FreeBSD.
Suporta vários idiomas, traduzidos pela comunidade.
Vídeo
Instalação
Pode fazê-lo de duas maneiras, uma pelo PlayDeb: PlayDeb – Jogos para o Ubuntu Ou através do repositório oficial, abra um terminal e digite os comandos abaixo:
$ sudo add-apt-repository ppa:minetestdevs/stable + enter $ sudo apt-get update + enter $ sudo apt-get install -y minetestc55 + enter
Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 2
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Como ligar ou conectar o Arduino (placa) no computador;
Como verificar se ele foi reconhecido e configurar se for o caso;
Criamos um programa para acender um led, partindo do exemplo "Blink";
Ensinamos que se mudar o tempo do delay, pode-se aumentar ou reduzir a velocidade das piscadas nos leds;
Ensinamos o que é e para que servem os comentários (//);
Testamos a programação e transferimos a mesma para o Arduino;
Ensinamos a Ligação de dois leds na protoboard;
Criamos um programa para acender os 2 leds, partindo do primeiro.
Um exemplo do esquema de ligação de um (1) LED ao Arduino
Código de programação para um (1) LED na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Um exemplo do esquema de ligação de dois (2) LEDs ao Arduino
Código de programação para dois (2) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
intluz11 = 11;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11,OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11,HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(luz11,LOW); // aqui eu apago o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds, partindo da programação anterior, onde já deixamos pronta nessa aula, para dois leds.
Claro que após conseguir acender os 5 leds e apagar, eles poderão criar outras coisas com essa mesma programação, como por exemplo um sinal de transito, onde temos as luzes vermelha, amarela e verde que se acendem e se apagam em um determinado tempo, mas ai vamos deixar no ar para as próximas aulas..... No sábado dia 27/04/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino dos 5 LEDs.
Veja as fotos que tiramos em nossa 2ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que passamos em nossa 2ª aula presencial que aconteceu hoje.
Introdução à Robótica Educacional - Montando circuito elétrico básico com GCompris
Nesta vídeo aula, usamos o GCompris como ferramenta de trabalho e simulação para ensinar os alunos que estão participando do Projeto Piloto de Robótica Educacional na Escola Municipal Paulo VI, como acender uma lâmpada, depois adicionamos um interruptor, em seguida mostramos uma ligação em série, uma paralela e por fim apresentamos um exemplo de ligação com 1 lâmpada e 2 interruptores (Clique para saber mais Tree-Way ou Paralelo).
Abaixo deixamos dois vídeos que mostram como fazer esse tipo de ligação usando materiais reais, ou seja, lâmpada, fios e interruptores reais e de quebra ainda usa um disjuntor para proteção.
Atenção: Os 2 vídeos acima, foram incorporados através do youtube e youtube, sendo assim os mesmos não foram produzidos por nós e todos os créditos devem ser dados aos autores, eles foram colocados aqui porque entendemos que a explicação dada pelos autores foram excelentes e de fácil entendimento pelos alunos.
Foi disponibilizado um vídeo de apresentação do Projeto Cauã, Fase 1, que tem a frente Jon Maddog Hall como um de seus idealizadores. Maddog já fez inúmeras palestras apresentando o produto e como ele irá revolucionar a área do entretenimento doméstico, além de possibilitar empreendedores individuais a terem renda nos mais diversos mercados.
O vídeo pode ser visualizado abaixo:
Importante ressaltar que, segundo o projeto, esta seria a primeira fase do Projeto Cauã no Brasil e América Latina, atuando no mercado de entretenimento doméstico, através da comercialização de serviços e também do Raspberry Pi.
Google Glass Terá Sistema De Som Transmitido Pelos Ossos
O Google enfim revelou as especificações completas do Google Glass, e com ele uma surpresa ainda inédita no mercado:
A gigante das buscas usará um sistema de áudio baseado na transdução por condução. Através das hastes dos óculos, o som será transmitido para o ouvido do usuário por meio de microvibrações em determinados ossos de sua cabeça, sem usar nenhum tipo de alto falante.
A divulgação aconteceu nesta segunda feira, com conjunto com a produção das primeiras unidades e a disponibilização de documentação da Mirror API para desenvolvedores. Além da surpresa do áudio, a tela montada a frente do olho do usuário também chamou atenção. Serão 640×360 pixels de resolução que, em proporção, equivaleria a um monitor de 25 polegadas de alta definição colocado a 2,5 metros de distância do espectador.
Junto a isto, os recursos multimídia dos óculos incluem uma câmera de 5 megapixels para fotos, com possibilidade de gravar vídeos em 720p. Já a capacidade de armazenamento total é de 16 GB, dos quais 12 GB serão utilizáveis e sincronizados com o serviço de nuvem da Google. Para se conectar a internet, ele utilizará o padrão 802.11 b/g ou o bluetooth pareado a outros dispositivos.
Segundo o Google, os óculos serão compatíveis com qualquer celular que possua bluetooth, mas seu funcionamento pode variar de acordo com cada aparelho. Os recursos de SMS e GPS, por exemplo, só serão possíveis através do aplicativo “MyGlass Companion”, que requer Android 4.0.3 ou superior.
Para sustentar todos esses recursos, a bateria terá duração de um dia “de uso típico”, segundo o Google. A companhia lembra, nessa especificação, que recursos como Hangouts e gravação de vídeos podem pedir um uso mais intenso da bateria, que será recarregada no cabo MicroUSB.
A equipe de desenvolvimento do Stoq, informa que a versão 1.7 já está disponível. O Stoq é um sistema de gestão comercial open source voltado para pequenas e médias empresas. Ele controla tudo: pontos de venda, impressoras fiscais, financeiro, ordens de produção, ordens de serviço, estoque, fornecedores, funcionários, impressão de boletos, carnês e relatórios e mais.
O Stoq é um software livre! Isso mesmo, você pode obtê-lo gratuitamente no site, usá-lo, ler o código, modificá-lo e até redistribuí-lo!
Tudo bem, mas qual é o diferencial? O Stoq tem alta usabilidade, é rápido e confiável e evolui muito rápido. Pelo código aberto, qualquer um pode desenvolver e alterar suas funcionalidades para atender suas próprias necessidades. Por essas características, ele é a solução perfeita de ERP para pequenas e médias empresas: um sistema completo, estável, funcional, absolutamente gratuito e que escala e evolui junto com a sua empresa. A gestão comercial verdadeiramente livre.
Recentemente, foi lançada a versão 1.7 do Stoq, a versão mais completa e estável do sistema!
Alguns destaques desse lançamento:
* Novo aplicativo de ordem de serviço;
* Novo relatório anual para o aplicativo financeiro, com tudo que foi registrado no ano;
* Suporte para ECF Elgin K Fiscal;
* Melhor controle para quando duas vendas concorrentes tentam vender as últimas unidades do mesmo produto;
* Nova infraestrutura de relatórios, com a possibilidade de alterar a orientação da página e a fonte utilizada antes da impressão (experimental).
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional
corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente
de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e
cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência
interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e
pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em
substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware
e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas
sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo
com a realidade de cada escola.
Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 1
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Veja as fotos que tiramos em nossa 1ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Assista abaixo neste pequeno vídeo um pouco da ação e mobilização que aconteceu em nossa aula, quando nossos alunos e professores foram desafiados para execução de algumas tarefas.
O problema na atualização de segurança KB2823324, liberada pela Microsoft para o Windows 7, e que está impedindo os computadores de ligarem, é grave, mas tem solução. Enquanto a empresa não solta uma correção da falha, a equipe de especialistas do Olhar Digital teve acesso a uma máquina afetada e conseguiu recuperá-la realizando os passos a seguir.
Ao ligar o computador, mantenha a tecla F8 pressionada. Um menu de opções deverá surgir. O usuário deverá selecionar a opção de acessar o modo de segurança com prompt de comando. Após a inicialização, o comando abaixo deverá ser digitado:
"C:", no caso, é o drive no qual está instalado o Windows. A letra poderá ser substituída, caso o sistema tenha sido instalado em outro drive. Dê "Enter" e reinicie.
Outra opção é utilizar o disco de instalação do Windows 7. Ao iniciar o computador, entre no modo de recuperação e abra o prompt de comando. Então, digite o mesmo comando destacado logo acima deste texto e reinicie o computador.
Isso aqui é para quem usa o Rwindows... agradeçam a M..... por isso!!!
Windows 7 - Problemas na Inicialização após Update - KB 2823324
Nesse artigo vou relatar sobre o problema da atualização da MS KB2823324 que foi lançada ontem dia 09/04/2013. Quem efetuou esse Update em máquinas com Windows 7 x86, encontrou um problema na inicialização do sistema operacional. Em algumas horas a notícia foi rapidamente se espalhando e muitas threads sendo abertas em diversos fóruns em todo o Brasil.
Vou descrever abaixo algumas soluções que foram discutidas nos fórum que funcionam perfeitamente e vou tentar dividir em cenários diferentes. Segue abaixo os tipos de cenários e soluções:
Para aqueles que efetuaram o Update do KB 2823324, reiniciaram o equipamento e não conseguem inicializar o Windows, efetuem o seguinte procedimento:
Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows;
Entrar no console de recuperação;
Abrir o Command Prompt;
Abra o Notepad.exe (Para facilitar a navegação no explorer);
Navegar até a pasta %windir%\system32\drivers e verificar se a versão do arquivo ntfs.sys que está instalada é a mesma do KB http://support.microsoft.com/kb/2823324;
Se for o caso, renomear o arquivo ntfs.sys para ntfs.sys_old;
Navegar até a pasta %windir%\winsxs e localizar um arquivo Ntfs.sys em uma vesão mais antiga.
Copie o arquivo mais antigo para a pasta %windir%\system32\drivers.
Reiniciar o sistema.
Obs: O nome da pasta a ser procurada em c:\winsxs é X86-Microsoft-Windows-Ntfs-"numero"-"Numero".......
Segue imagem exemplo:
Para aqueles instalaram oKB 2823324e não reiniciaram o equipamento, efetuem o seguinte procedimento:
1. Abra o painel de controle e depois adicionar e remover programas;
2. Clique em Windows Update;
3. No lado esquerdo da tela cliquem em "Atualizações Instaladas";
4. Encontre o KB 2823324 e remova-o.
Segue imagem abaixo:
Para aqueles que instalaram via WSUS e precisam remover as atualizações em massa, efetuem o seguinte procedimento:
Obs: No arquivo "estações.txt", deverão conter os nomes das máquinas da rede que desejam remover oKB 2823324.
Para aqueles que não efetuaram o Update, mas a atualização aparece para ser instalada, efetuem o procedimento abaixo:
Se a atualização não foi efetuada, oculte e desmarque conforme a imagem abaixo:
Outra opção que foi discutida para quem não conseguia inicializar a máquina foi a execução do seguinte comando abaixo:
Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows;
Entrar no console de recuperação;
Abrir o prompt de comando;
Digite o seguinte comando: dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
Obs: Observe que no comando estou utilizando a unidade c: , mas em muitos casos ela pode ser carregada com outra letra D: E: F:.... Fique atento a isso.
Para quem tem um ponto de restauração:
Outra opção bem simples é efetuar a restauração. Quem tem um ponto de restauração e utiliza essa serviço, pode efetuar tranquilamente que vai funcionar ou no console de recuperação e no prompt de comando digite:
C: ou X:\Windows\System32\rstrui.exe restaura para um ponto anterior ele vai rodar um checkdisk e em seguida fica normal.
Para quem não possui a mídia do Windows 7 em mãos, efetue o seguinte procedimento abaixo:
1 - Inicie o computador apertando F8 até apresentar as opções de inicialização;
2- Aparecerá as opções de inicialização e escolha "Reparar Computador"
3- Escolha a idioma para teclado;
4- Talvez ele peça a senha de administrador ou de algum usuário com permissões administrativas da máquina;
Após esse procedimento será iniciado uma tela como na imagem abaixo:
Escolha Prompt de comando e efetue o procedimento.
Solução definitiva para a rede sem fio no Educacional 4.0 Atualizando
Flash-Player para a versão 11.1 em computadores do pregão 71/2010 Instalando
a im...
Durante esta semana, os Mediadores Tecnológicos estão se apresentado às
escolas e realizando levantamento de dados, para propor ações, de uso das
TICs, em ...
O acesso à tecnologia muda o comportamento das pessoas, novos valores,
pensamentos e argumentos são construídos, agregados. Nossa rotina diária já
não é ...
Olá! Adicionamos uma notícia no site oficial do LE sobre o lançamento da
versão BETA, finalmente disponível para a comunidade nesse link (iso).
As princip...
Depois de uma longa espera, *desde o anúncio do fim do Unity*, temos a
primeira versão LTS do Ubuntu com GNOME Desktop. Confira agora as novidades
do *Ubun...
*Desenvolvedores do LE liberam o LE Cardenal **(LE 6) **para testes*A
versão *LE Cardeal* foi desenvolvida pelo *Centro de Computação Científica
e Softwar...
Aula sobre o empacotamento para a distribuição Debian 2/2. Demonstração dos
passos iniciais para o empacotamento. As vídeo-aulas do Eriberto Mota sobre
emp...
O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor
aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização
do softw...
Não consigo entender a lógica de alguns desenvolvedores de softwares,
principalmente os voltados à Internet, que nos dias atuais são praticamente
todos.
...
Como usar o modelo de área para resolver problemas com decimais, de
multiplicação e de álgebra? São 4 novas simulações PhET que podem te ajudar
a aprender ...
O uso de gráficos no LibreOffice Calc é o melhor recurso que se tem para
exibir dados e comparação de valores de maneira visualmente atraente.
Gráficos ...
0 comentários:
Postar um comentário