Lançamento do protótipo Smart Home System Project Cauã v0.1!


Tenho o prazer de anunciar a release da Versão 0.1 do Project Cauã! (www.projectcaua.org)

Como você deve saber, os principais objetivos do Projeto Cauã são de criar micro empreendimentos com Hardware Aberto e Software Livre, respeitar o meio ambiente e levar internet para as pessoas que nunca tiveram acesso a ela. Estamos nos dedicando a esses objetivos, mas enquanto a infraestrutura fica pronta para a implementação do Project Cauã v1.0, nós talvez tenhamos que esperar mais 7 anos.

Com a criação do Raspberry Pi, e outras melhorias nos Softwares Livres, sentimos que é o momento de dar o próximo passo.

Por isso optamos por esse caminho, começar simples, e permitir que a comunidade dirija o Project Cauã em direção ao seu potencial total ao longo do tempo.

Então esperamos que você acesse nosso site, registre-se e junte-se a nós, comece a participar nos fórums e nos dar um feedback. Talvez você possa comprar um dos 250 Smart Home System (SHS) que nós montamos para essa fase do projeto, que ajudará o projeto a continuar. Como em todos projetos anteriores a v1.0, pedimos que seja paciente e tenha bom humor trabalhando conosco, deixando o SHS cada vez melhor!

Faremos o lançamento OFICIAL do Project Cauã no FISL em Porto Alegre no dia 4 de Julho, com outra palestra no dia 5 de julho sobre empreendedorismo e outras funcionalidades do Project Cauã. Teremos um demo do Project Cauã v0.1 no evento, e queremos discutir como vocês, a comunidade, podem guiar a implementação completa do Projeto.

Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas ao longo desses anos que me ajudaram com este projeto. Eu também agradeço as pessoas que criticaram o projeto e tentaram me mostrar as falhas do mesmo, deixando o projeto mais forte. Eu quero agradecer aos membros do conselho do Project Cauã pela sua ajuda, e particularmente 4 membros da Equipe do Project Cauã, Douglas Conrad, Bibiana Conrad, Amim Knabben e Lucas Mocellin (“Drum beater” chefe).

Carpe Diem!

maddog.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Mortal Kombat Karnage em flash para Linux - Download

Um clássico dos Fliperamas e que agora você pode jogar sem sair do seu Linux Mortal Kombat é um dos games mais populares do mundo, e um dos meus preferidos, existem muitas edições do game, atualmente ele está na versão 9, apenas para Play 3 Xbox.



MK Karnage é um SpinOff, ou seja, não faz parte da saga principal de Mortal Kombat, nesta versão, o número de personagens jogáveis é um pouco menor, mas personagens clássicos como Sub-Zero e Noob Saibot (Na imagem abaixo) estão presentes.


Como não faz parte de nenhum sequência o objetivo é fazer você cair na pancadaria, o gráfico lembra um pouco o do Super Nintendo. e a jogabilidade é muito simples.


Download do game

Você pode baixar o game clicando no Link abaixo, são apenas 4MB e o arquivo abre com qualquer navegador com suporte a Flash, se tiver dúvidas veja no link acima:


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Revista LibreOffice Magazine nº 5 disponível


Já está disponível para download a revista LibreOffice Magazine nº 5. Nesses últimos dias corre pelas comunidades de Software Livre e nas redes sociais brasileiras, notícias de retrocesso de um estado do Brasil no uso de formatos abertos de documentos. Ao mesmo tempo, nesta edição vamos mostrar um texto onde é possível perceber como resistir as essas investidas, pensando e planejando cuidadosamente a migração para Software Livre.

(7 MB | 74 páginas | PDF | link direto)

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

ffDiaporama 1.6 adiciona suporte para SVG


ffDiaporama é uma aplicação de código aberto escrito em Qt, que está disponível para GNU/Linux e MS Windows, através do qual é possível misturar vídeo, música, texto e fotos para criar filmes e slideshows. A aplicação suporta animações diferentes, como zoom, girar, e também o efeito Ken Burns, também pode adicionar títulos, anotações e muito mais. Há poucos dias a nova versão 1.6 estável foi liberada e traz suporte para imagens vetoriais SVG, adiciona uma coleção de cem texturas opcionais para uso como imagens de fundo ou blocos de texto.

ffDiaporama 1.6 inclui 24 novas formas de blocos de texto, uso de formas básicas e etc. Também acrescenta novos textos artísticos com 67 clip art disponíveis e uma nova opção para exportar faixas de áudio e de vídeo. Foi revisada a codificação e decodificação de arquivos de áudio e vídeo para corrigir alguns problemas com sincronização, bem como outras correções diversas que torna a aplicação mais estável e funcional.

INSTALAÇÃO

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo add-apt-repository ppa:ffdiaporamateam/stable + enter
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install ffdiaporama ffdiaporama-texturemate + enter
 
Para outras distribuições GNU/Linux e MS Windows faça download neste link.

disponível para:
página do projeto: ffdiaporama.tuxfamily.org

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

GIMP 2.8.6 liberado com várias melhorias e correções de bugs


Foi liberado o GIMP 2.8.6 trazendo várias melhorias e correções de bugs. Esta versão melhora a exibição de nomes de filtros, várias correções na ferramenta de desenho (especialmente em torno da escova), desenho mais sensíveis ao controle (especialmente relacionados com o esboço usando o pincel), inicialização mais rápida da aplicação, entre outras melhorias. Já estão disponíveis instaladores para MS Windows, se você é usuário de GNU/Linux aguarde a atualização da sua distro ou do PPA dedicado.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp + enter
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install gimp + enter
 
Usuários de MS Windows façam o download neste link.
Usuários de GNU/Linux façam o download neste link.

disponível para:
página do projeto: gimp.org

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Gufw 13.10 - nova interface e novos perfis personalizáveis


Gufw é uma firewall completa de código aberto baseada em PFM (Uncomplicated FireWall / Firewall não complicada) ferramenta desenvolvida para simplificar a gestão de um firewall Netfilter e ativada por padrão na maioria das distribuições GNU/Linux. Esta nova versão 13.10 inclui uma nova interface gráfica revisada que visa facilitar a gestão do firewall com novos recursos avançados. Acrescenta também a capacidade de criar perfis personalizados, acrescentou novos itens expansível (Regras, Relatório e Log) de modo a otimizar o espaço da janela.

Gufw 13.10 está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu 13.10, portanto basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

$ sudo apt-get install gufw + enter
 
Para outras versões do Ubuntu e outras distribuições façam o download neste link.

Disponível para:
página do projeto: gufw.org

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

TypeCatcher 0.1 final - aplicativo para gestão e instalação de fontes do Google Fonts


TypeCatcher é um aplicativo simples, de código aberto (GPL v3), dedicado à gestão e instalação de fontes do site Google Fonts. Para os não iniciados, Google Web Fonts é um serviço web gratuito através do qual você pode pesquisar, visualizar, baixar e compartilhar fontes com a possibilidade de integrá-los em sites, blogs e etc. O serviço conta com mais de 600 fontes, entre eles alguns já conhecidas como a fonte Ubuntu, Cantarell GNOME, KDE Oxygen, Roboto Android e muito mais.

TypeCatcher nos permite visualizar, pesquisar e instalar fontes no portal Google Web Fonts através de uma interface gráfica simples e abrangente. A nova versão 0.1 final do TypeCatcher introduz várias correções que melhoram a busca e instalação, tornando-o mais rápido e mais ágil. Os desenvolvedores do do projeto também melhoraram o suporte para novos ambientes de desktop, incluindo o GNOME 3.8, KDE, XFCE 4.10 e Cinnamon 1.8.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo add-apt-repository ppa:andrewsomething/typecatcher + enter
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install typecatcher + enter
 
Ou faça o download neste link.

disponível para:
página do projeto: launchpad.net/typecatcher

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 10


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



10ª aula - Construção de Projetos Finais:

Nessa semana os alunos e os seus respectivos professores continuaram o desenvolvimento e montagem de seus Projetos Finais.

Cada equipe munida de seu material, projeto, vídeo e ideias de montagem, colocaram a mão na massa para a construção do seu protótipo ou pelo menos o esqueleto do mesmo, como pode-se observar nas imagens do final deste post.

Cada equipe encontrou problemas e soluções durante o desenvolvimento dos projetos, resolvemos alguns e outros serão resolvidos durante a semana.



Veja as fotos que tiramos em nossa 10ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

Mão na Massa

0 comentários:

CERT.br lança fascículo sobre segurança em Internet Banking


Realizar transações bancárias via Internet exige alguns cuidados, para que se minimizem riscos como perdas financeiras, invasão de privacidade e violação de sigilo bancário. Para acessar suas contas bancárias com segurança o usuário necessita, muitas vezes, recorrer ao uso de mecanismos de proteção, como teclado virtual,tokens e cartões de senhas, entre outros.

Atento a essas necessidades e aos seus riscos, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apresenta o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados com o Internet Banking.

Esse é o sexto fascículo do conjunto , ilustrado e disponível no formato PDF, publicado pelo CERT.br, sendo o terceiro neste ano. Para facilitar a compreensão e estimular a sua disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente.

O material orienta o usuário sobre os riscos de divulgar informações bancárias por e-mail ou telefone e reforça os cuidados com mensagens atribuídas a bancos e que podem conter códigos maliciosos ou induzir o usuário a acessar páginas falsas ( phishing)

Além disso, o material procura oferecer dicas aos usuários de Internet Banking como: não acessar suas contas através de computadores e dispositivos móveis de terceiros, criar senhas bem elaboradas (de acordo com o Fascículo Senhas) e conferir periodicamente extratos bancários para verificar transações indevidas. O CERT.br destaca a necessidade de utilizar endereços confiáveis e conexões seguras (que tenham DNSSEC habilitado e com o endereço começando com https://), além de usar computadores e dispositivos móveis seguros com mecanismos de proteção instalados e atualizados.

Para saber mais sobre o fascículo Internet Banking, acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos/, e para ter acesso à Cartilha na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.

Com informações da Assessoria do CERT.br.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Convite - Semana Municipal de Inclusão Digital em Niteroi - RJ


A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia convida para a “Semana Municipal de Inclusão Digital”, que acontecerá na cidade de Niterói, entre os dias 25 e 28 de junho.

A abertura da Semana será realizada no dia 25 de junho, Dia Municipal de Inclusão Digital, no Auditório do Instituto de Geociências (UFF), situado no Campus da Praia Vermelha – Boa Viagem – Niterói, às 9 horas. Na ocasião, contaremos com a presença do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia apresentando o Programa “Niterói Digital”, além de palestrantes que abordarão o tema “Inclusão Digital”.

A Semana tem como objetivo fortalecer a ideia de que o acesso ao computador, o uso da Internet e o domínio das ferramentas tecnológicas constituem um direito de todos e uma privilegiada forma de acesso ao mundo globalizado.

Veja a programação no material abaixo:

0 comentários:

Material para usar no Makey Makey


MaKey MaKey é um kit de invenção para o século 21. Transforme objetos do seu cotidiano em touchpads e ainda faça combinações dos mesmos com a internet. O kit inclui tudo o que você vê acima: MaKey MaKey, clipes jacaré, cabo USB.









0 comentários:

2013 temos a 6ª edição do GNUGRAF


Para quem ainda não conhece o GNUGRAF, ele é o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil. O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.

Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.

A estrutura do evento conta com 16 palestras e 12 minicursos ministrados em 2 dias tudo de graça para o público.

Em 2013 teremos a 6ª edição, participe aqui!


Missão:

Mostrar ao mercado que é possível produzir conteúdo multimídia de qualidade utilizando somente software livre em todo o processo.

Fazer com que cada vez mais pessoas possam ter acesso a este tipo de conhecimento sem que com isto precisem investir quantidades exorbitantes em softwares ou caírem na ilegalidade.

Estreitar laços entre profissionais da área, público e empresas para que o desenvolvimento desses softwares cresça exponencialmente.

Frutos já colhidos do evento:

Com muito orgulho que divulgamos 2 projetos que já nasceram no evento.

VRLivreStudio – Suite gráfica destinada a educadores para criação de projetos multimídia. http://iaesmevr.org/moodle/mod/resource/view.php?id=1281

O Mundo de Ur – RPG online todo criado em software livre. http://www.ramos3d.com.br/

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Instalado o jogo TORCS no Ubuntu, Linux Mint

TORCS 1.3.3 um jogo de corrida Open Source.

TORCS (The Open Racing Car Simulator) para Linux é uma plataforma de multi simulação de corrida de carros altamente portátil. Ele roda em várias plataformas, Linux ( x86, AMD64 e PPC), MacOSX, FreeBSD e por ultima mas não muito importante Windows. O código fonte do TORCS está licenciado sob a GPL ( Open Source ) e você pode encontrar mais informações do projeto AQUI.


O TORCS possui mais de 50 carros diferentes e mais de 20 trilhas, pode dirigir com um joystick ou volante, também é possível dirigir com o mouse ou teclado.


Características gráficas: iluminação, fumaça, skidmarks e discos de freio brilhantes. A simulação apresenta um modelo simples, dano, colisão, pneus e propriedades rodas (molas, amortecedores, rigidez, ...), aerodinâmica (efeito solo, spoilers, ...) e muito mais.

A jogabilidade permite que diferentes tipos de corridas da sessão simples prática até o campeonato. Desfrute correndo contra seus amigos no modo de tela dividida com até quatro jogadores humanos.

O TORCS pode ser instalado no Ubuntu 13.10/13.04 Linux Mint 15.


Para instalação abra o terminal ( Ctrl+Alt+T) e cole os seguintes comandos.

Para sistema 32 bits:

$ wget -O torcs_ubuntukiller_i386.deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/t/torcs/torcs_1.3.3-5ubuntu1_i386.deb + enter

Para sistema 64 Bits:

$ wget -O torcs_ubuntukiller_amd64.deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/t/torcs/torcs_1.3.3-5ubuntu1_amd64.deb + enter

Depois de finalizar o download dos arquivos, abra um terminal e cole no terminal o seguinte:

$ sudo dpkg -i torcs_ubuntukiller*.deb + enter
$ sudo apt-get install -f + enter

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 9


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



9ª aula - Construção de Projetos Finais:

Nessa semana os alunos e os seus respectivos professores começaram o desenvolvimento e montagem de seus Projetos Finais.

Cada equipe munida de seu material, projeto, vídeo e ideias de montagem, colocaram a mão na massa para a construção do seu protótipo ou pelo menos o esqueleto do mesmo, como pode-se observar nas imagens do final deste post.



As ideias para os 5 Projetos

1 - Professora Michelle - Piano Arduino

2 - Professora Gisele - Luminária RGB

3 - Professora Elaine - Semáforo

4 - Professora Márcia - Estacionamento Automatizado

 5 -  Professora Marília - Elevador com Ponte H

Observação: os vídeos e projetos foram encontrados na web e deixamos aqui o agradecimento e os devidos créditos, que devem ser dados aos seus criadores e desenvolvedores.

Veja as fotos que tiramos em nossa 9ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

Mão na Massa

0 comentários:

Resolva o cubo mágico com o Ubuntu


Um pouco de história

O Cubo mágico também é chamado de Cubo de Rubik, devido ao nome do seu inventor, o húngaro Ernõ Rubik em meados da década de 70, o brinquedo mesmo só se popularizou nos anos 80.

No total, o número de combinações possíveis no Cubo de Rubik é 43.252.003.274.489.856.000.
Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 1 movimento por segundo, demoraria 1400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.

O Algoritmo de Deus

Um algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por "algoritmo de Deus". Em 2005, o menor número de movimentos para resolver o cubo era de 28. Em 2007, passou a 26. Em 2010, foi provado que o número exato é 20.Para chegar a esse cálculo, alguns matemáticos, um engenheiro do Google e um programador dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a infraestrutura da companhia americana para processar os dados, chegando à conclusão.

Definitivamente não é um jogo fácil, estou encaixando ele na sessão de games mas ele estaria mais para a categoria "Coisas que só o Chuck Norris faria".

Resolvendo o Cubo no Ubuntu (ou tentando)

Existe uma versão virtual do Cubo mágico para você instalar no Linux que você pode ficar tentando resolver nas horas vagas (supondo que você tenha muitas, pois vai precisar!), existe uma versão para o KDE feita em QT e outra para Gnome feita em GTK:


Instalar a versão KDE

Abra o Konsole e cole os comandos:

$ sudo apt-get install kubrick + enter


Versão GTK

Abra o terminal e cole o seguinte comando:

$ sudo apt-get install gnubik + enter

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O que fazer para que não durmam nas suas Apresentações de Slides (Vídeo)

Muitas vezes assistimos a Apresentações de Slides tão chatas que começamos a abrir boca com sono. Ou mesmo pensamos em mil outras coisas, menos na apresentação que está acontecendo... E o pior deve ser quando a plateia está dormindo em nossos Slides. Mas há como evitar isso...

Há alguns dias tive que assistir a uma apresentação desse tipo. A pessoa leu longos slides nada interessantes... Me distrai um pouco, até pesquisei vídeos no YouTube sobre como fazer apresentação de slides interessante. Fiz download de alguns vídeos, e entre eles encontrei este "O menino que só tinha uma chance - By Joni Galvão, sócio da SOAP" que é muito interessante e ensina a criar uma apresentação Inesquecível e que prenda a atenção das pessoas que a virem.

Creio que essas dicas podem ser usadas em qualquer software de Slides (Libre Office Impress, Calligra Stage, Iwork Keynote, MS Power Point, ou qualquer outro). Mas, como vemos no vídeo, o principal de uma Apresentação é quem Apresenta, não adianta saber usar muito bem o Software, se a MENSAGEM (do apresentador) não convencer e cativar o público.

O menino que só tinha uma chance - By Joni Galvão, sócio da SOAP:


Este Vídeo é do canal noestadodaarte (YouTube)

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Bino - Player 3D para Ubuntu

Player incrível para Ubuntu, que agora está disponível na Central de Programas.


O player é capaz de reproduzir filmes em 3D e, através de renderização, simular o efeito 3D em qualquer vídeo que você possua.
Para ter uma melhor experiência é claro que você precisa de um óculos 3D, e onde é que se compra?

Usuário Linux não compra, faz o seu próprio óculos 3D! 
Encontrei um site muito bacana que mostra como fazer um óculos 3D caseiro.

Como instalar no Ubuntu

Abra o terminal e cole o seguinte comando:

$ sudo apt-get install bino + enter

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Experimente o novo tema de ícones para o LibreOffice


Desenvolvedores do LibreOffice e terceiros começaram a trabalhar na criação de novos ícones planos definidos para LibreOffice desde fevereiro de 2013. A iniciativa começou como base num conjunto de ícones simbólicos do GNOME que está aberto à melhorias e à novas ideias. Basicamente, o conjunto de ícones é monocromático, plano, escalável e fácil de ajustar. E se você quiser experimentar este novo tema, basta seguir as dicas desta postagem.

No Debian Wheezy:

1 - Baixe o pacote de ícones a partir do blog goranrakic: download images_flat.zip;
2 - Como administrador, acesse a pasta /usr/share/libreoffice/share/config. Nela você encontrará um único pacote de ícones: images_tango.zip (TANGO);

No MS Windows 7

Cole na pasta C:\Program Files (x86)\LibreOffice 4.0\share\config.

3 - Não exclua-o. Basta renomeá-lo, por exemplo, para images_tango2.zip;
4 - Copie o arquivo images_flat.zip para a pasta /usr/share/libreoffice/share/config. Renomeie para images_tango.zip, pois ele será usado no lugar do original.
5 - Agora é só abrir o LibreOffice. Clique em "Ferramentas / Opções";
6 - No diálogo "Opções", no grupo "Interface do usuário", em "Tamanho e estilo dos ícones" abra o segundo campo e escolha "Tango";
7 - Clique em "OK". Seu tema será aplicado sem necessidade de reiniciar sua suíte de escritório.


Exibindo os ícones do menu do LibreOffice: Para exibir os ícones dos menus do LibreOffice basta, logo abaixo do campo de escolha do tema, no grupo "Menu", em "Ícones nos menus", escolha "Mostrar":


E você terá o seguinte resultado:


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Mortal Kombat Armageddon para Linux PC - Download

Choose your destiny! Fight!

Os games que rodam nativamente continuarão sendo postados periodicamente, porém, hoje vamos abordar a temática de emuladores, em especial o emulador Dolphin de Nintendo Wii e Game Cube que nos trás a possibilidade de jogar novos e ótimos títulos diretamente no Linux.


Mas vale mesmo a pena Emular games assim?

Com toda a certeza vale a pena, especialmente falando-se do Dolphin que é o melhor emulador de Video Game que existe - falando-se em consoles mais atuais - muito melhor que jogar no WINE por exemplo.


Vamos ao game?Mal pude disfarçar o meu sorriso quando eu descobri que poderia jogar versões mais novas de Mortal Kombat no Linux ( sério mesmo fiquei sorrindo o dia inteiro ), MK foi um dos games mais revolucionários de todos os tempos, em vários sentidos, e como não reconhecer aquela trilha sonora hein?

Arrepiante para qualquer fã, possivelmente farei um especial sobre MK futuramente.



Mortal Kombat Armageddon

Meu MK favorito é o Ultimante Mortal Kombat 3 para Super Nintendo, eu ficava horas e horas jogando na minha infância e este game ainda será tema de uma futura postagem, comecei pelo Mortal Kombat Armageddon porque foi um título que eu queria jogar a todo o custo quando foi lançado, e para demonstrar a qualidade gráfica do Dolphin.

O game foi lançado em 2006 e é a 7 edição do game criado em 1992, e os gráficos são ótimos; na época que foi lançado o MK Armageddon teve tudo para ser o último game da franquia, depois de alguns insucessos em versões anteriores ( 4 -5-6 ), nele você encontrará praticamente todos os personagens da série e mais alguns, são 64 personagens para você escolher.

Veja o trailer do game com legendas em português,


ScreenShots de Mortal Kombat Armgeddon no Ubuntu com o Dolphin








Dicas para a Emulação e Download

O Dolphin é um excelente emulador e depois de instalado você teoricamente não precisa configurar nada a não ser os controles, o emulador requer um processador de pelo menos 2 núcleos para conseguir emular os games e pelo menos 1 GB de memória sendo 2 o recomendado. Emular games requer um computador melhorzinho como você pode ver.

Games para Nintendo Wii normalmente são grandes por isso vou disponibilizar o arquivo em Torrent.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Remains: Um dos melhores games de tiro para Linux até agora

Escolha suas armas e monte a sua estratégia 

Tudo bem galera? Hoje venho acrescentar mais um super game a nossa já famosa série de Games para Linux, este game me deixou muito empolgado de verdade e acho ele um dos melhores games de tiro para Linux que existem até agora, obviamente sem contar títulos pagos, Remais é totalmente grátis e desenvolvido em Unity.


Não existe uma história definida, você precisa apenas proteger algumas pessoas.
Olha, o game chama os monstros de zumbis, alguns realmente parecem, mas com o passar do tempo novos monstros aparecem e são de todos os tipos e muito bizarros! Tá mais uma uma orgia de monstro com fantasma e zumbi.


Jogabilidade

O game tem os mesmos comandos de qualquer game de tiro em primeira pessoa, W,A,S e D controla o personagem, com o mouse você mira e atira além de posicionar itens pela faze que vão ajudar na sua defesa. Os movimentos tem uma boa resposta e o gráfico é mediano se formos comparar com os games de hoje, para trocar de arma basta usar os números do teclado alfa numérico.


Armas e estratégias

Este é um dos pontos que mais me agradou, em vez de você sair apenas atirando em tudo o que se mexe você deve instalar alguns recursos na sua base para ajudar na proteção, são armadilhas, bombas barricadas, lança chamas e outros itens.

Quanto as armas existem vários tipos, pistola, shootgun, Uzi, AK, Bazuca, Sniper, são apenas alguns exemplos de armas disponíveis, porém você deve escolher entre todos os itens disponíveis incluindo armas e utilitários para ajudar na proteção somente nove para levar para a fase ou que deixa as coisas um pouco mais difíceis.


O game é indie e está ainda em fase de testes, jogue esta Demo e mande o feedback aos desenvolvedores, com toda a certeza vale muito a pena!


Para jogar basta você descompactar o arquivo e executar o arquivo binário dando dois cliques. 

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Feliz dia dos namorados NERD


Feliz dia dos namorados para todos os casais NERDs do mundo!!!
Os nerds também amam
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 8


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Em nossa 8ª aula tratamos de:

Controle de servo motor, usando código e através do uso de potenciômetro como controlador de movimento.

Partimos para apresentação aos 5 grupos, de vídeos sobre o tema e sobre material que deverá ser usado no desenvolvimento do projeto de conclusão desta primeira fase de nosso piloto, onde os alunos e seus respectivos professores de cada grupo, deverão criar, discutir, executar e demostrar o projeto em funcionamento.

Vejam abaixo o material do potenciômetro e servo motor, vocês verão que é bem simples.


Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor ao Arduino

Código de programação do Servo Motor com o Arduino

Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Projeto - movimento esquerda e direita automático no ServoMotor

#include <Servo.h>
Servo servo;
int value = 0;

void setup(){
servo.attach(9);
}

void loop() {
for(value = 0; value <= 180;
value+=5) {
servo.write(value); 
delay(30);
}

for(value = 180; value >=0;
value-=5) {
servo.write(value); 
delay(30);
}
}




Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro ao Arduino


Código de programação do Servo Motor + Potenciômetro com o Arduino


Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino

// Projeto - Movimento esquerda e direita no ServoMotor com Potenciômetro


#include <Servo.h>


Servo servo;
int potpin = 0;
int val;

void setup()
{
servo.attach(9);
}

void loop()
{
val = analogRead(potpin);
val = map(val, 0, 1023, 0, 180 );
servo.write(val);
}


Outro exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro + Energia ou alimentação externa ao Arduino




As ideias para os 5 Projetos

1 - Professora Michelle - Piano Arduino

2 - Professora Gisele - Luminária RGB

3 - Professora Elaine - Semáforo

4 - Professora Márcia - Estacionamento Automatizado

 5 -  Professora Marília - Elevador com Ponte H

Observação: os vídeos e projetos foram encontrados na web e deixamos aqui o agradecimento e os devidos créditos, que devem ser dados aos seus criadores e desenvolvedores.

Veja as fotos que tiramos em nossa 8ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre