Vídeo aula - Retocando imagem com o GIMP e finalizando com G'MIC

Essa é a primeira vídeo aula feita para o ano de 2014, nela vamos mostrar um exemplo simples de retoque em imagem ou foto, usando a ferramenta de restauração do GIMP e finalizando com um dos mais de 500 filtros disponíveis no G'MIC atualizado.



Se gostou da vídeo aula, aproveite para se inscrever em nosso canal do youtube, a partir de 2014, vamos ter uma vídeo aula por semana, envolvendo os mais diversos Softwares Livres, se inscreva e fique por dentro das novidades.



Se quiser saber como instalar o GIMP 2.8 ou o G'MIC, basta continuar lendo o material abaixo, que foi retirado do blog do nosso parceiro, http://tutorfreebr.blogspot.com



Para instalar o GIMP atualizado

Ubuntu (14.04, 13.10, 13.04, 12.10 e 12.04), Linux Mint (16, 15, 14 e 13), Elementary OS 0.2 e Pear OS (8 e 7) basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp + ENTER 
$ sudo apt-get update + ENTER 
$ sudo apt-get install gimp + ENTER 

disponível para:

página do projeto: gimp.org

Créditos da instalação do GIMP: aqui



Para instalar o G'MIC atualizado


G'MIC é uma coleção com mais de 500 filtros de código aberto totalmente personalizáveis. É focado para converter, manipular, filtrar e visualizar conjuntos de dados genéricos 1d/2d/3d multi-espectrais de imagem. 

Isso inclui imagens coloridas, mas também dados mais complexos como sequências de imagens ou 3D volumétrica. Contém um conjunto substancial de algoritmos de processamento de imagem e dutos pré-definidos. 

Desde 2008, ele é desenvolvido pela equipe da imagem do laboratório GREYC, em Caen/França, por pesquisadores que trabalham na área de processamento de imagem.


Para instalar no Ubuntu e derivados basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp-experimental + ENTER 
$ sudo apt-get update + ENTER 
$ sudo apt-get install gmic gimp-gmic + ENTER 

Ou faça o download neste link.

Se quiser testar o G'MIC (desatualizado) online, pode usar esse link

disponível para:
página do projeto: gmic.sourceforge.net

Créditos para a instalação do G'MIC: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço das Tecnologias Educacionais e Retro-emulação e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2023 Espaço das Tecnologias Educacionais e Retro-emulação