Vídeo aula - Instalando e Configurando o Eviacam

O que é o Eviacam???


"Conforme um texto publicado no blog do Bruno Torres, acessibilidade não é puro altruísmo, e sim, preocupar-se com o próximo com inteligência e visão mercadológica. Pois tornar acessíveis suas publicações, produtos e serviços para um público alvo não convencional com necessidades especiais, significa abranger um público em potencial tanto no aspecto social como econômico.

Dando continuidade para esta linha de raciocínio, acessibilidade aplicada à Web, significa que pessoas portadoras de necessidades especiais sejam perfeitamente capazes de usá-la. E para atingir tal objetivo, nada mais lógico e sensato que o aproveitamento da evolução do hardware e software para o desenvolvimento de mecanismos e interfaces.

A acessibilidade contempla todo tipo de necessidade especial, incluindo as visuais, auditivas, físicas, de fala, cognitivas e neurológicas. Neste documento veremos como disponibilizar uma interface para interpretar os movimentos da face e transformá-lo em movimentos e ações para o mouse. Desta maneira, pessoas com dificuldade na movimentação poderá controlar o cursor do mouse apenas com o movimento do rosto. Para acionar o clique do mouse basta manter a face sem movimento por alguns segundos sobre o objeto que receberá a ação do clique."


Texto acima retirado da postagem do Cabelo, falando sobre a versão 1.0.1 para o site viva o linux ao qual devem ser dados os devidos créditos. 


Site oficial do Eviacam, aqui
Ler postagem do Cabelo, aqui


Nessa vídeo aula vamos falar do Eviacam, vamos mostrar como executar a instalação e configuração inicial do Software.




Para quem não conseguiu ler os textos no vídeo, segue abaixo um passo a passo para o processo de instalação, usando o código fonte via terminal:

1 - Para abrir o terminal, use as teclas de atalho:

ctrl+alt+t

2 - Troque de usuário, com o comando a seguir:

$ sudo su + enter

3 - Digite ou copie e cole esses comandos:

aptitude install libxext-dev libxtst-dev libgtk2.0-dev libwxgtk2.8-dev libhighgui-dev libcvaux-dev libv4l-dev git automake libtool python-wxtools wx2.8-i18n python-wxgtk2.8 libcv-dev libopencv-dev + enter

4 - Levando em consideração que você esta em seu home de usuário, digite ou copie e cole os comandos abaixo:

git clone git://eviacam.git.sourceforge.net/gitroot/eviacam/eviacam + enter

5 - Entrando na pasta criada pelo comando acima:

cd eviacam + enter

6 - Agora vamos preparar os arquivos, compilar e instalar o aplicativo, para isso digite ou copie e cole os comandos abaixo:

sudo ./autogen.sh && ./configure && make && sudo make install + enter

Obs.: Se não der erro nenhum, que pode ser por alguma dependência não instalada ou outra coisa qualquer, quando o processo terminar você já terá o aplicativo instalado e pronto para ser configurado.

Se forem detectados erros ou falhas, volte ao início, localize as falhas, até que tudo se resolva.

Se gostou da vídeo aula, aproveite para se inscrever em nosso canal do youtube, teremos uma vídeo aula por semana, envolvendo os mais diversos Softwares Livres, se inscreva (clique no banner) e fique por dentro das novidades.





0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre