Arduino Drum V – Circuito + Arduino + Piezo




Essa é o quinto post sobre o projeto de construção de uma Bateria Eletrônica, usando o Arduino como base, esse projeto (excelente) e todas as demais postagens refentes ao mesmo pertencem ao "Diego Siena Francisco" do blog "http://arduinodrum.wordpress.com/" no qual nos deu autorização para replicar suas postagens aqui, ressaltamos ainda que o projeto que o Diego esta desenvolvendo vem sendo muito bem detalhado e quem se interessar aproveite para seguir o colega no facebook.


"Post muito importante para quem está começando com Arduino + Piezos. Falarei um pouco sobre a Eletrônica de cada componente que será ligado e como ligá-los corretamente.

O Primeiro passo é termos todos os componentes necessários, são eles: Arduino, Piezoelétrico, Resistor de 1MΩ (Um Mega Ohm), Diodo Zener 5.1v e alguns Jumpers ou Fios.
Circuito – Piezo + Arduino
Polaridade

Um dos principais conceitos a saber antes de ligar os componentes, é a sua polaridade... Polaridade, significa onde fica o Positivo (+) e o Negativo (-) de cada um dos componentes.

Piezo: Centro = Positivo (+) || Borda = Negativo (-)

Diodo: O Lado do Risco (traço) que ele tem, é o Positivo.. e o lado sem marcação é o Negativo.

Obs: O Resistor não apresente Polaridade, ou seja, pode ser ligado em qualquer “direção” dos polos.

Entenderemos melhor vendo o esquema a seguir:

Circuito – Piezo + Arduino

É só isso pessoal, a ligação é bem simples e fácil.

Pessoal, feito isso, o Arduino está pronto para receber os sinais analógicos gerados pelo Piezo e processá-los até virar sinais MIDI..

O Esquema foi feito no Fritzing, um programa para criar circuitos eletrônicos, inclusive PCB e esquemática.

CircuitoArduinoPiezo.fzz - Esquema Piezo + Arduino em arquivo do Fritzing

Espero ter sanado as dúvidas de quem me perguntou a respeito do circuito e ter ajudado a maioria... Qualquer dúvida estou a disposição."

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre