Curso de Arduino - Aula 03 - Semáforo, Super Máquina




Robótica Educacional com Software e Hardware Livres



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br





Roteiro de nossa 3ª aula:



Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.



Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo no Arduino




Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino


Obs.: Vale ressaltar que a ideia principal deste "SEMÁFORO" é fazer com que os alunos percebam que eles podem controlar os 3 LEDs de forma individual, desta forma após esse primeiro exemplo, eles serão desafiados a mudar a programação para fazer com que os LEDs acendam ou apaguem de outra forma, sumulando alguns tipos de sinas que são encontrados em nossas ruas.


Aqui temos uma variação do mesmo código acima, porém com um temporizador de pisca no LED Amarelo e Verde, abaixo temos o código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de pedestres", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres, onde os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.



Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de pedestres e adição de 3 potenciômetros", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres e ainda vamos controlar os valores de "DELAY" usando os potenciômetros.

Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo com 3 potenciômetros no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de controlar a parte de pedestres com um botão", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres que vão ser acionados por um "BOTÃO".

Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo com Botão no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Agora controlando de 8 LEDs, onde além da montagem dos componentes na Protoboard (LEDs, Resistor e Fios) os alunos devem escrever um código que nos desse como resultado o efeito do "Scanner" do K.I.T.T., carro famoso do Seriado Super Máquina (Anos 80).

Veja no vídeo abaixo o efeito que os alunos devem conseguir com o código. 


Os 2 vídeos abaixo, são para recordação dos que já conheciam o seriado e para aqueles que nunca ouviram falar dessa tal Super Máquina, terem uma ideia do que ela era. 




Um exemplo do esquema de ligação dos oito (8) LEDs ao Arduino 

Código de programação para oito (8) LEDs na IDE do Arduino
Ressaltamos ainda que por se tratar de um trabalho inicial, utilizaremos uma codificação simples partindo do raciocínio linear dos alunos, em que era só acender um LED, esperar um tempo, apagar o LED que estava aceso e acender o próximo, repetindo isso até terminar o processo, depois seria somente voltar com o código de traz para frente.

Agora para os interessados e/ou mais experientes, podem usar o código abaixo, que vai produzir o mesmo efeito, porém ele usa "if" e "else".
Avançando um pouco mais, temos agora um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que nos permitirá ter 4 efeitos diferentes

Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com os 4 efeitos sendo acionados automaticamente em LOOP
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 1
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 2
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 3
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 4
Agora temos um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que onde vamos controlar os valores de "DELAY", usando um potenciômetro.

Código de programação para IDE do Arduino
Agora temos um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que vamos controlar seu acendimento pelo teclado.

Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com os 4 efeitos sendo acionados pelo teclado

Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial


A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.

No link abaixo, você pode baixar o modelo para cortar na madeira, o seu Cortador de Isopor, em formato PDF:

Download do Modelo



Abaixo temos o esquema elétrico do cortador:




Abaixo o vídeo de nosso "Mão na Massa 03": 




Crie o seu Cantinho da Reciclagem






Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

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