Curso de Arduino - Aula 07 - Plataforma Robótica, Controlando o Carrinho



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br



Nessa aula usaremos a Plataforma Robótica ou Carrinho que ensinamos o passo a passo no mão na massa número 6, que foi da aula anterior, ela foi montada através da junção de 2 carrinhos comprados no camelô ou que podem ser aproveitados de brinquedos que talvez você tivesse em casa, o mais importante é que os 2 modelos usados nessa montagem tenham as mesmas características ou melhor dizendo, que sejam iguais e preencham os requisitos do projeto.


Obs.: Nada impede de você comprar sua Plataforma pronta, na internet, existem diversos sites que vendem esse material já pronto, para quem tem a disposição uma certa verbinha para pagar.

Abaixo podemos ver o esquema de ligação que foi usado na montagem da nossa Plataforma Robótica ou Carrinho, claro que veremos a montagem na protoboard, somente para exemplificar as ligações que são as mesmas que foram soldadas e escondidas dentro de nossa montagem.
Exemplo do esquema de ligação de 2 Motores 







Código de programação para rodar os 2 Motores com o Arduino


No código abaixo temos o diferencial de usar funções criadas pelo usuário para facilitar e reduzir o número de linhas de código, principalmente nesse caso onde vamos repetir várias vezes o mesmo comando.

As funções são escritas basicamente assim:
___________________________
void nome_da_sua_funcao(){

// comandos que serão
//executados pela sua função

}
___________________________

Para chamar a função criada dentro do seu código, basta colocar o nome da mesma no lugar que deseja que ela seja executada, exemplo:
____________________
void loop(){

nome_da_sua_funcao();

}
_____________________

Veja abaixo um exemplo real e funcional, usando o mesmo código que usamos agora pouco para controlar os 2 motores Código de programação para rodar os 2 Motores com o Arduino, porém agora aprendendo a criar e a chamar funções.
Para os alunos, tendo como base o exemplo de código acima, tinham como objetivo dessa semana era que os mesmos conseguissem criar um código para o Arduino e nossa Plataforma Robótica ou Carrinho, onde com esse código o carrinho pudesse seguir um traçado (abaixo), sendo que o mais importante para esse momento era que eles conseguissem fazer e entender como era feito o movimento para frente, para esquerda e para a direita, não cobramos dos mesmos o tamanho do traçado e muito menos a exatidão do mesmo, mas sim a execução dos movimentos em sequência, como pode ser visto no desenho abaixo:
Legenda:
F = Frente
E = Esquerda
D = Direita




A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.



Usaremos um TIP 31c para criar uma barra de leds que vão acender e apagar de acordo com uma musica que sera tocada e captada pelo circuito através de um plug P2 conectado a um emissor de som, em nosso caso um notebook.

Assista o vídeo abaixo:

Crie o seu Cantinho da Reciclagem


Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

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