Codebender: Programe seu Arduino usando o Navegador Web


Para desenvolver códigos com Arduino, normalmente nós precisamos instalar uma IDE, que possui um conjunto softwares, drivers, definir permissões, etc... 
Com Codebender, você pode programar o Arduino diretamente do navegador. Não há necessidade de encontrar, instalar, atualizar e gerenciar bibliotecas e drivers, pois o Codebender faz isso para você. Basta instalar o plugin do navegador, seguir o guia de introdução.

Passos para usar a primeira vez

Abra o navegador web "Firefox" e acesse o endereço http://codebender.cc/
Crie uma conta, usando o botão "Sign Up" ou faça login usando uma conta "Google", clicando no botão "Log In" e procedendo como já você já faz em outras situações em que usa a conta.

Depois que estiver logado, caso o navegador não peça automaticamente para instalar o "plugin", procure e clique em "Add to Firefox" e siga as instruções de instalação


Clique no botão "Permitir" e aguarde o download ser concluído. 


Download em andamento...


Clique no botão "Instalar agora" e ao final reinicie o firefox para concluir a instalação. 


Agora com "plugin" instalado, já podemos escrever nosso primeiro código e nada mais justo que fazermos o "Blink":

Encaixe o cabo USB em sua Plaquinha Arduino;
Clique em "+Create sketch" para abrir a tela de programação.


Na tela que se abrirá:

Selecione o modelo da sua placa Arduino, no meu exemplo estou usando uma "Arduino Duemilenove w/ ATmega328", escolha a sua de acordo com a necessidade;
 Teoricamente o sistema vai encontrar automaticamente a porta USB em que a placa foi conectada, em meu exemplo "/dev/ttyUSB0", caso seja necessário faça as devidas modificações de portas;
Como estou usando GNU/Linux, precisamos permitir que o navegador escreva diretamente na portal em que o Arduino foi conectado, no meu caso o comando em um terminal é "sudo chmod 777 /dev/ttyUSB0 + enter";
 As demais configurações eu deixei como padrão, porém de acordo com as suas necessidades e conhecimento, fique a vontade para modificar.


Configurações terminadas, basta escrever o seu código da mesma forma que escreveria se estivesse usando a IDE do Arduino.
Use o botão "Verify Code" para fazer a checagem de erros no Código;
Use o botão "Run on Arduino" para fazer o Upload do Código para a placa Arduino, se tudo deu certo o LED de testes (pino 13) do Arduino, vai começar a piscar.


Assista abaixo um vídeo (em Inglês) sobre o Sistema


Se quiser ver mais alguns exemplos de código, acesse o nosso Curso de Arduino, alertamos que o mesmo esta em processo de construção.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre