Como instalar impressora de rede no Debian e distribuições derivadas

No meu trabalho tenho passado por algumas experiências e sempre tento compartilhar aqui as soluções encontradas, pois minha dúvida/problema também pode ser a de outro usuário de sistema GNU/Linux. Nesta postagem mostrarei como instalar / adicionar impressora de rede noDebian e/ou distribuições derivadas. Foram utilizadas aqui na minha experiência impressorasHP e Lexmark no Debian 7.6 Wheezy (32 bits), sem a necessidade de instalação de nenhum driver adicional.


SERVIDOR DE IMPRESSÃO

CUPS (anteriormente um acrónimo para Common Unix Printing System) é um sistema de impressão para sistemas operativos de computador tipo unix, permite que um computador aja como um servidor de impressão [wikipedia].


INSTALANDO O SERVIDOR DE IMPRESSÃO

O CUPS está nos repositórios oficiais das principais distribuições GNU/Linux, portanto para instalar o servidor de impressão no Debian e distribuições derivadas basta abrir um terminal e correr os seguintes comandos (digite a senha de administrador se esta for solicitada e tecle ENTER para prosseguir):

$ su + ENTER 
# apt-get install cups +  ENTER 


INICIALIZANDO O SERVIDOR DE IMPRESSÃO

Inicializando o servidor de impressão:

# /etc/init.d/cups start +  ENTER 


LOCALIZANDO E ADICIONANDO A IMPRESSORA

Para adicionar um impressora de rede, basta:

0 - verifique se a impressora está devidamente conectada a um cabo de rede funcional, ligada à uma fonte de energia e respondendo ao ping; 
1 - abra o navegador de sua preferência;
2 - digite na barra de endereço http://localhost:631 e tecle ENTER;
3 - você verá a página do CUPS. Clique em "Add Printers and Classes"


4 - na página seguinte clique no botão "Add Printer":


5 - A senha de administrador será solicitada. O usuário deve ser ROOT. Digite a senha e clique em OK para prosseguir:


6 - se você seguiu a recomendação inicial (0), serão listadas as impressoras de redes. Basta clicar no modelo correspondente. Na página seguinte escolha o driver a ser utilizado. Clique no botão "Add Printer" para finalizar a instalação da impressora:


7 - Na etapa seguinte você pode testar a conexão com sua impressora imprimindo uma página teste.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre