Como instalar o Stencyl no Ubuntu

Você sempre quis fazer um game sem saber programar, pois então prepare a sua criatividade pois a sua hora chegou! Conheça o Stencyl, um software multiplataforma para criação de games onde não é necessário conhecimento avançado, apenas lógica para construir o game dos seus sonhos.


Games para Web, Linux e Android em apenas um código

Tenho certeza que o este programa vai animar muita gente, sei que existem vários desenvolvedores que usam Linux por conta do poder do sistema operacional, mas sei também que existem usuários comuns que apenas querem o PC para "brincar um pouco", eu por exemplo não sou programador, apenas arranho algumas linhas de código e sempre quis criar um game, pensando bem, talvez eu crie, graças ao Stencyl!


O Stencyl é um software multiplataforma, funciona tanto no Linux, quando no Mac e Windows e tem o simples propósito de fornecer a você um ambiente relativamente amigável para que você possa criar os seus games em 2D usando apenas blocos de lógica, sem digitar nenhuma linha de código sequer. 

Como instalar no Ubuntu

A ferramenta tem suporte oficial apenas para Ubuntu e Debian, o primeiro passo é baixar o sistema neste link, você pode optar pela versão de 32 e a de 64 bits.

Se você baixou a versão de 32 bits apenas instale os compiladores, na Central de Programas procure por, libgc-dev e libxext-dev



Se preferir pelo terminal (CTRL+SHIFT+T) e digite os seguinte comando:

$ sudo aptitude install libgc-dev libxext-dev + enter

Se você baixou a versão de 64 bits, faça os passos acima também! E ainda instale os seguintes pacotes, vou colocar tudo em um bloco só para facilitar a sua vida, abra o terminal, copie todo o conteúdo abaixo, cole nele e dê enter:

sudo aptitude install libxtst6:i386 libXext6:i386 libxi6:i386 libncurses5:i386 libxt6:i386 libxpm4:i386 libxmu6:i386 libxp6:i386 libgtk2.0-0:i386 libxt6:i386 libxext6:i386 libatk1.0-0:i386 libc6:i386 libcairo2:i386 libexpat1:i386 libfontconfig1:i386 libfreetype6:i386 libglib2.0-0:i386 libice6:i386 libpango1.0-0:i386 libpng12-0:i386 libsm6:i386 libx11-6:i386 libxau6:i386 libxcursor1:i386 libxdmcp6:i386 libxfixes3:i386 libxi6:i386 libxinerama1:i386 libxrandr2:i386 libxrender1:i386 zlib1g:i386 libnss3-1d:i386 libnspr4-0d:i386 libcurl3:i386 libasound2:i386 + enter

Pronto, agora o seu sistema já está apto à desenvolver jogos, vá até o arquivo que você baixo, clique com o botão direito do mouse e extraia para uma pasta de sua preferência, aconselho deixar na sua home por questão de organização, mas isso é opcional.

Para colocar o programa em execução basta dar dois cliques no arquivo "Stencyl" como na imagem abaixo.


Caso você acabe abrindo o arquivo de texto ao invés de executar isso significa que temos que fazer um pequeno ajuste no Nautilus para que ele consiga executar este tipo de arquivo (shell script), essa função vem desabilitada por padrão por questão de segurança, mas ajudar é simples.

1 - Abra qualquer pasta, pode ser essa mesma da imagem acima.
2 - Vá até o menu "Editar" no topo da janela
3 - Clique em "Preferências"



E na aba "Comportamento" marque a opção "Perguntar cada vez" como mostrado na imagem acima.

Pronto, agora volta na pasta onde você extraiu o arquivos do Stencyl e dê duplo clique no arquivo "Stencyl", você deverá ver a tela abaixo:


Nesta tela você deve aceitar os temos de licença clicando em "I agree", e então o programa deverá abrir normalmente.


Licenciamento e valores

O Stencyl é gratuito mas alguns perfis de exportação requerem uma conta premium, o modo gratuito que serve para conhecer o programa, todas as suas funcionalidades estão ativadas, porém o mesmo só consegue exportar projetos em Flash, ou seja, para Web, para exporta para Desktop (Linux, Windows e Mac) é necessária a licença Indie Developer que custa 99 dólares por ano.

Entretanto, se você deseja publicar os eu projeto para Android e iOS é necessária uma licença mais completa chamada Studio, ela custa cerca de 200 dólares por ano.

Mais informações sobre a instalação no Linux (Debian por exemplo) você encontra neste link, informações sobre a compra das contas premium nesta página.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre