Blender 2.73 o Grease Pencil


Um dos recursos mais interessantes do Blender para equipes trabalhando em animação é o Grease Pencil, que permite aos artistas envolvidos fazer anotações e observações dentro do próprio arquivo do projeto. Na época em que o recurso foi adicionado ao Blender, o Grease Pencil era nada mais do que uma opção para fazer observações em projetos, mas hoje ele evoluiu bastante e já pode ser usado para as mais variadas tarefas como modelagem 3d com ferramentas de retopologia, e mesmo para alguns tipos de animação por interpolação.

No futuro Blender 2.73 o Grease Pencil vai receber novos recursos que prometem deixar o Blender ainda mais amigável a produção de animação 2D. Para demonstrar o potencial da ferramenta para gerar animações, o artista Daniel M. Lara que é conhecido como pepeland gerou uma pequena animação bem simples, aproveitando os recursos oferecidos pelo Grease Pencil que está para ser lançado.


No material podemos perceber como é fácil trabalhar com recursos avançados de animação 2D múltiplas câmeras e planos de ação. Mas, o que impressiona mesmo é a qualidade e flexibilidade das animações geradas com o Grease Pencil. Já seria possível criar esse tipo de animação usando complexos sistemas de hierarquia em objetos 2D, mas a adição do Grease Pencil deixa tudo ainda mais fácil dentro do contexto das animações geradas com o Blender.

É muito bom encontrar opções para animação 2D gratuitas, pois a maioria dos artistas e pequenos estúdios ainda sofre com a falta de um concorrente para o Flash que permita gerar animações em duas dimensões. O Blender é a solução! Agora é só esperar um pouco pelo lançamento do Blender 2.73 com esse novo recurso do Grease Pencil.

Aprendendo sobre animação

O uso do Grease Pencil para animação não exclui a necessidade de conhecer as ferramentas tradicionais de animação do Blender, e por esse motivo recomendo que você estude as ferramentas de animação do software. Para isso existem vários cursos no EAD – Allan Brito que ajudam você a desenvolver habilidades em animação:


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre