Curso de Arduino - Aula 05 - Servo Motor, Potenciômetro e RGB


Robótica Educacional com Software e Hardware Livres

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças

sergiogracas@yahoo.com.br

1 - Controle de servo motor, usando código.

Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor ao Arduino

Código fonte para transferir para a placa ou copiar e colar na IDE do Arduino
2 - Esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro ao Arduino

Código fonte para transferir para a placa ou copiar e colar na IDE do Arduino
Outro exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro + Energia ou alimentação externa ao Arduino

ATENÇÃO: Este exemplo aqui embaixo é para que você use quando fizer as 2 ligações acima e o servo motor não SE MOVIMENTAR, FICAR FAZENDO BARULHO ou TREMENDO e/ou TRAVADO.
Isso acontece por que a porta USB fornece menos energia do que o SERVO MOTOR, que você esta usando, pois existem DIVERSOS modelos de servos motores no mercado, então para evitar problemas com isso aconselhamos que sempre que for NECESSÁRIO ou em PROJETOS, utilize uma fonte de alimentação EXTERNA, seja ela FONTE DE CELULAR, BATERIAS ou PILHAS.
 

3 - Controlando as cores de um LED RGB com código simples.

Um exemplo do esquema de ligação do LED RGB ao Arduino

Código fonte para transferir para a placa ou copiar e colar na IDE do Arduino
4 - Controlando RGB com Potenciômetro e a função random() para gerar diversos efeitos de luz.

Um exemplo do esquema de ligação do RGB e Potenciômetro ao Arduino

Código fonte para transferir para a placa ou copiar e colar na IDE do Arduino

5 - Fazendo efeito aleatório com LEDs RGB via código.

Um exemplo do esquema de ligação de 2 LEDs RGB ao Arduino

Código fonte para transferir para a placa ou copiar e colar na IDE do Arduino
Assista abaixo a nossa aula em vídeo

A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.












Assista a vídeo-aula do Mão na Massa 05:


Abaixo podemos ver 3 imagens do carrinho que acabamos de construir  



Crie o seu Cantinho da Reciclagem


Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

http://youtube.com/SMEsergio

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Flisol Resende 2014




"O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.



O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril (em 2006 foi no 25 de março; em 2007, 28 de abril; 2008, 26 de abril; 2009 e 2010, no dia 24 de abril; 2011, no dia 9 de abril;2012, 28 de abril; 2013, 27 de abril). O FLISoL 2014 está marcado para o dia 26 de abril.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives)."

fonte: wikipédia

O que é um Installfest?

"Um Installfest é um evento, geralmente patrocinado por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto. É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Às vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. Os installfests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música..."

fonte: wikipédia

O Flisol Resende

Assista o vídeo promocional sobre o evento

Endereço: Av. Cel Prof. Antonio Esteves, n° 01, Campo da Aviação - Resende - Rio de Janeiro - AEDB
Data: 26/04/2014
Horário de início: 8h
Horário de fim: 17h


Exibir mapa ampliado

Organização

Santiago Lopes (slopes.warop@gmail.com)

Colaboradores

Gabriel Brenner
Silas Romanha
Marco Machado
Ivan Vianna
Cesar Mera
Elcio de Paula
Jean Gonçalves
Ivo Veiga
Bruno Vane
Priscylla Almeida
Evandro Florentino
Stefanie Eiras

Palestras


Início
Fim
Tema
Quem

09:00
09:20
Credenciamento
Priscylla e Stefanie Eiras

09:20
09:40
A Era da colaboração
Todos

09:40
10:00
Mesa redonda
Todos

10:00
11:00
Ginga: a aventura de um middleware aberto para a televisão digital no Brasil
Dr. Eduardo Barrere

11:00
12:00
GLPI e OCS Inventory - Gestão de Service Desk e T.I levada a sério
Allan Carlos

12:00
13:30
Almoço

13:30
14:30
Otimizando o relacionamento com seus clientes utilizando o Vtiger CRM
Ivo Veiga

14:30
15:30
Produção da web série Podre Vida
Henrique Barone

15:30
16:30
Automação Residencial Livre com Arduíno
Sergio Graças e Giany Abreu

16:30
17:00
Encerramento

Acesse aqui ou clique na figura abaixo, para abrir os Slides de nossa palestra.





Oficinas

Desenvolvimento no LAB IV

Início
Fim
Tema
Quem

10:00
12:00
PHP - Turma A
Priscylla, Marcelo Oliveira, Marcelo Augusto, Jean, Franklin e Jordan

12:00
13:30
Almoço

13:30
15:30
PHP - Turma B
Priscylla, Marcelo Oliveira, Marcelo Augusto, Jean, Franklin e Jordan

15:30
16:30
Drupal
Erick Alves

16:30
17:00
Encerramento

Inscrições em: http://migre.me/iGdoP

Infraestrutura no LAB IX

Início
Fim
Tema
Quem

10:00
12:00
Zabbix
Agenor

12:30
13:30
Almoço

13:30
15:30
Introdução ao GIMP
Adriano

15:30
16:30
BrazilFW - Controlando a sua internet com um poderoso Proxy / Firewall
Allan Carlos

16:30
17:00
Encerramento

Inscrições em: http://migre.me/iGdoP

Instalação de Software

Instalação de Software no LAB SI 4o ANO

Início
Fim
Tema
Quem

13:30
15:30
Instalação de Software Livre
Santiago Lopes e Marco Machado


Acesse a página oficial do Flisol: aqui
Acesse a fanpage: aqui
Confirme sua participação: aqui

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Cão Guia Robô é a invenção apresentada no último episódio do Jovens Inventores

Do Espírito Santo, estudantes conquistam R$ 30 mil no Jovens Inventores (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)

"Neste sábado (19/04), rolou o último episódio da segunda temporada do quadro Jovens Inventores. O objetivo da atração do Caldeirão é descobrir e mostrar para todo o Brasil boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes vão ganhar prêmios de até 30 mil reais!



Diretamente do Espírito Santo, os estudantes Gabriel, Cleiton e Gabriel Loyola, trouxeram sua invenção chamada "Cão Guia Robô". A paixão por tecnologia os levou até uma invenção que ajuda e muito os deficiente visuais. Um carrinho, com sensores e motores auxilia o deficiente visual como um cão robô!

Para julgar os benefícios trazidos pela invenção do Grupo, o Caldeirão convidou Dudu Braga, filho do rei Roberto Carlos e deficiente visual, Ademir Ramos Filho, presidente da Fundação Dorina Nowill e Alessandro Peixoto, doutor em Engenharia Elétrica e Professor de Engenharia Eletrônica e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro"

Fonte, Créditos e a Reportagem na integra: aqui


Vídeo do youtube postado pelo usuário: Neide Sellin

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Simulador on-line para Arduino


A Autodesk entrou na área de simulação eletrônica. Oferecendo o 123D Circuits que tem uma versão que é gratuito e que roda direto no navegador.

Além de simular circuitos eletrônicos que incluem o Arduino, o 123D Circuits permite que criemos o desenho da placa de circuito impresso com o circuito que foi projetado e/ou simulado. Essa placa pode foi personalizada por você, ainda pode ser entregue em sua casa, claro que essa funcionalidade faz parte da versão paga do simulador.

No exemplo abaixo você pode experimentar o 123D Circuits, onde mostramos um circuito relativamente simples que eu construímos no Arduino, usando um resistor, 8 LEDs e um potenciômetro, como resultado podemos usar o potenciômetro para controlar a velocidade com que os LEDs acendem ou apaguem, dando uma ideia de corrida de luzes.

Para iniciar a simulação, basta apertar a setinha para a direita e usar o potenciômetro para aumentar ou diminuir a velocidade dos LEDs. 

Fonte e Créditos: aqui

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Curso de Arduino - Aula 04 - LEDs, Potenciômetro e Teclado


Robótica Educacional com Software e Hardware Livres

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br


1 - Explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o LED com Potenciômetro (PiscaLed)". 

Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino 

2 - Explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o LED com Potenciômetro (BrilhaLed)".

Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino

3 - Explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando uma Barra de LEDs com Potenciômetro".

Um exemplo do esquema de ligação da Barra de LEDs com Potenciômetro ao Arduino

4 - Explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o LEDs pelo Teclado".

Um exemplo do esquema de ligação dos LEDs ao Arduino

5 - Explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Fade LEDs controlado pelo Teclado".

Um exemplo do esquema de ligação dos LEDs ao Arduino


Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:


Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 4ª aula



A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.



Vamos colocar a "Mão na Massa 04", mostraremos como fazer um construir suporte para notebook, com tubos de PVC de 25mm, cooler ou ventuinha de fonte ou computador e um cabo USB reaproveitado de um mouse danificado ou de um celular velho.











Abaixo temos uma vídeo aula ensinando a montagem da plataforma, com diversas dicas e explicações em tempo real.


Crie o seu Cantinho da Reciclagem


Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

http://youtube.com/SMEsergio

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Curso de Arduino - Aula 03 - Semáforo, Super Máquina




Robótica Educacional com Software e Hardware Livres



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br





Roteiro de nossa 3ª aula:



Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.



Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo no Arduino




Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino


Obs.: Vale ressaltar que a ideia principal deste "SEMÁFORO" é fazer com que os alunos percebam que eles podem controlar os 3 LEDs de forma individual, desta forma após esse primeiro exemplo, eles serão desafiados a mudar a programação para fazer com que os LEDs acendam ou apaguem de outra forma, sumulando alguns tipos de sinas que são encontrados em nossas ruas.


Aqui temos uma variação do mesmo código acima, porém com um temporizador de pisca no LED Amarelo e Verde, abaixo temos o código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de pedestres", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres, onde os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.



Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de pedestres e adição de 3 potenciômetros", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres e ainda vamos controlar os valores de "DELAY" usando os potenciômetros.

Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo com 3 potenciômetros no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de controlar a parte de pedestres com um botão", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres que vão ser acionados por um "BOTÃO".

Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo com Botão no Arduino

Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Agora controlando de 8 LEDs, onde além da montagem dos componentes na Protoboard (LEDs, Resistor e Fios) os alunos devem escrever um código que nos desse como resultado o efeito do "Scanner" do K.I.T.T., carro famoso do Seriado Super Máquina (Anos 80).

Veja no vídeo abaixo o efeito que os alunos devem conseguir com o código. 


Os 2 vídeos abaixo, são para recordação dos que já conheciam o seriado e para aqueles que nunca ouviram falar dessa tal Super Máquina, terem uma ideia do que ela era. 




Um exemplo do esquema de ligação dos oito (8) LEDs ao Arduino 

Código de programação para oito (8) LEDs na IDE do Arduino
Ressaltamos ainda que por se tratar de um trabalho inicial, utilizaremos uma codificação simples partindo do raciocínio linear dos alunos, em que era só acender um LED, esperar um tempo, apagar o LED que estava aceso e acender o próximo, repetindo isso até terminar o processo, depois seria somente voltar com o código de traz para frente.

Agora para os interessados e/ou mais experientes, podem usar o código abaixo, que vai produzir o mesmo efeito, porém ele usa "if" e "else".
Avançando um pouco mais, temos agora um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que nos permitirá ter 4 efeitos diferentes

Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com os 4 efeitos sendo acionados automaticamente em LOOP
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 1
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 2
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 3
Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com o efeito de corrida 4
Agora temos um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que onde vamos controlar os valores de "DELAY", usando um potenciômetro.

Código de programação para IDE do Arduino
Agora temos um exemplo do esquema de ligação dos doze (12) LEDs ao Arduino, que vamos controlar seu acendimento pelo teclado.

Código de programação para oito (12) LEDs na IDE do Arduino, com os 4 efeitos sendo acionados pelo teclado

Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial


A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.

No link abaixo, você pode baixar o modelo para cortar na madeira, o seu Cortador de Isopor, em formato PDF:

Download do Modelo



Abaixo temos o esquema elétrico do cortador:




Abaixo o vídeo de nosso "Mão na Massa 03": 




Crie o seu Cantinho da Reciclagem






Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

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