Apresentando Fritzing 0.9.1b com IDE Arduino Embutido


O Fritzing é um Software Opensource para nos ajudar na modelar circuitos usando arduino, raspberry pi, beaglebone ou até mesmo somente a protoboard e alguns componentes eletrônicos. Além nos permitir fazer esse trabalho muito mais rápido do que se fossemos fazer no papel, além de nos permitir ter uma impressão visual bem mais fiel e bonita.


O Software, automaticamente transforma o que você desenha nele num diagrama elétrico ou, melhor ainda, em um layout de PCB, permitindo que nós utilizemos o projeto pra fazer plaquinhas de circuito impresso.



Novidade

A versão 0.9.1b, que foi liberada e, dezembro de 2014, nos trouxe uma nova possibilidade, que a nosso ver é muito útil, pois agora além de montar/visualizar os componentes de nosso circuito na protoboard, arduino, raspberry pi, etc..., neste versão, ainda temos uma IDE para escrever código, compilar e transferir para nossa Placa Arduino, sem precisar sair do aplicativo.


Outra dica importante, dentro do próprio programa existem vários exemplos prontos, dentre eles a grande maioria que já vem com o arduino e de quebra o esquema de montagem destes códigos/esquemas na protoboard e na aba de códigos, já vem com a programação para o arduino.


Se você não conhece esse fantástico software e trabalha ou pretende trabalhar com arduino e companhia, aconselho acessar os links abaixo e dar uma estudada no material, acho que será bem útil pra você. 

Site oficial: http://fritzing.org
Para fazer download: http://fritzing.org/download 

Fizemos um pequeno vídeo apresentando a ferramenta aos que não conhecem e mostrando a novidade que é a aba de códigos para o arduino.


Fiquem por dentro das novidades, acesse nosso canal em http://youtube.com/SMEsergio e o Blog do Técnico Linux em http://tecnicolinux.blogspot.com

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre