Devs do projeto Mesa anunciam driver para hardware Intel com suporte à API Vulkan


Logo após a chegada oficial da API Vulkan na última terça-feira (16), Jason Ekstrand, da Intel, teve o grande prazer de anunciar um novo driver com suporte inicial à API Vulkan para GPUs integradas da empresa. O driver, que ainda está em sua fase beta, é open source e foi desenvolvido pela mesma equipe responsável pela biblioteca de gráficos 3D Mesa e pelo atual driver de vídeo da Intel.

O novo driver de vídeo da Intel para Linux possui oficialmente suporte apenas para os processadores Core a partir da quinta e sexta geração, ou seja, hardwares que possuem as arquiteturas Broadwell ou Skylake, onde se passa com conformidade a suíte de teste Vulkan 1.0. Contudo, uma implementação experimental para CPUs mais antigas também está disponível.

“Vamos trabalhar em cima de fluxo contínuo no driver nas próximas semanas e esperamos ter tudo pronto a tempo para o mesa 11.3 (mesa 12?). Nesse meio tempo, o driver pode ser encontrado no ramo “Vulkan” do repositório mesa git no freedesktop.org”, diz Jason Ekstrand em seu anúncio.

O novo driver está em desenvolvimento desde o ano passado e a equipe Intel Mesa promete acompanhar o trabalho realizado de muito perto e, em seguida, lançar uma versão final, como parte da próxima biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.3 ou 12, qualquer versão que os desenvolvedores do Mesa estejam planejando após o lançamento da série Mesa 11.2.x.

No entanto, quem manja do assunto já pode pegar o código fonte mais recente do próximo driver Vulkan para hardware Intel do ramo “Vulkan” no repositório principal Mesa Git. Usuários das distribuições Red Hat, Fedora e Ubuntu também pode instalá-lo usando as instruções fornecidas pela Intel no site oficial, clicando aqui.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre