O sistema de arquivos ZFS estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS e terá suporte da Canonical


Dustin Kirkland, da Canonical, escreveu hoje sobre uma das coisas impressionantes que serão implementadas por padrão no próximo sistema operacional da companhia. Estamos falando do ZFS, o sistema de arquivo robusto que estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

O melhor de tudo, a Canonical prometeu oferecer suporte a longo prazo para o sistema de arquivos ZFS no sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS, que receberá os patches de segurança e atualizações de software por cinco anos, até abril de 2021, e ao que podemos ver, o ZFS será o sistema de arquivos padrão para contêineres no Ubuntu 16.04 LTS.

“O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial) está apenas a poucas semanas de distância e com ele vem um dos novos recursos mais interessantes que o Linux tem visto em um tempo muito longo… ZFS – preparado diretamente para o Ubuntu – suportado pela Canonical”, diz Dustin Kirkland.

Porque o ZFS é importante para o Ubuntu?

Caso você não esteja muito ligado no assunto, vamos aproveitar esta oportunidade para lembrar a você que o ZFS (também conhecido como Z File System) é um sistema de arquivos inovador, projetado originalmente para o sistema operacional Solaris. É uma mistura de um sistema de arquivos como o Btrfs, EXT4 ou XFS e um gerenciador de volume, como LVM (Logical Volume Management).

Contudo, o desenvolvimento open source dos recursos do ZFS está presente nos dias de hoje através do projeto OpenZFS, que a Canonical disponibilizará em cada sistema operacional Ubuntu. E com recursos como snapshots, reparo automático, compressão de dados mais eficiente e clonagem “copy-on-write”, fazendo do ZFS o sistema de arquivos perfeito para contêineres.

Se você está interessado em saber que tipo de suporte a Canonical irá fornecer para o ZFS no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e como você pode começar a usá-lo desde o primeiro dia do lançamento, recomendamos a leitura do post de Dustin Kirkland, onde é detalhado com exemplos uso do sistema de arquivos.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre