Balanço da Participação na Campus Party 2016 - CPBR9
O que é a Campus Party?
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores procedentes de toda a Espanha e de outras nações, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.
Pela Campus Party já passaram convidados de destaque como Neil Alden Armstrong, o primeiro homem que pisou na Lua em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Stephen Hawking, o grande físico britânico que, através de um vídeo, inaugurou a edição do evento no seu décimo aniversário.
Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.
Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.
É um público composto por líderes de comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter. que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.
Arena - Aqui milhares de participantes inscritos na Campus Party instalam seus computadores e tomam seus lugares para uma maratona de atividades ligadas às 10 áreas temáticas (Astronomia, Robótica, Criação, Desenvolvimento, Software Livre, Games, Simulação, Modding, Música e CampusBlog). Todos têm à disposição uma poderosa conexão de Trocentos Gigas. Este é o ponto de encontro para o intercâmbio de experiências, idéias e conhecimentos. Um centro privilegiado de inteligência com espaços especialmente equipados para conferências, oficinas, palestras e shows.
Lazer - Um local pensado para dar opções de relaxamento e diversão a todos os participantes da Campus Party. Quadras para prática de esportes, jogos de salão, cinema, vídeoclube, música, shows com DJs e VJs, paintball, livraria e lojas. Também na área de lazer as grandes marcas mundiais de tecnologia vão colocar à disposição do público suas últimas inovações em produtos voltados ao entretenimento digital.
Serviços - Neste setor os participantes e visitantes do evento desfrutam de uma completa infra-estrutura de serviços, com refeitório atendendo todas as refeições do dia, restaurantes, lanchonetes, banheiros, vestiários, lavanderia, supermercado e lojas. Para os previamente inscritos, há uma área reservada para a montagem de barracas com segurança 24 horas, onde poderão ser guardados objetos pessoais, roupas e equipamentos.
Expo - Setor onde os participantes, visitantes e convidados fazem contato direto com as novidades tecnológicas apresentadas pelos maiores fabricantes mundiais de produtos desenvolvidos para o mundo digital. Aqui os patrocinadores do evento instalam stands e apresentam ao público suas mais novas invenções, antecipando tendências de mercado e permitindo que cada participante conheça de perto e teste ao vivo o futuro da tecnologia e do entretenimento digital.
Inclusão Digital - Ambiente especialmente preparado para receber quem quiser dar os primeiros passos na internet. Em parceria com a prefeitura, milhares de professores e alunos da rede pública serão convidados a conhecer o mundo digital, visando despertar o interesse pela sociedade em rede. A área de inclusão digital pretende incentivar as classes menos favorecidas da população a aplicar a tecnologia em suas vidas pessoais e profissionais.
Após essa excelente explanação sobre o que é a Campus Party, vamos destacar alguns pontos interessantes de mais uma participação neste gigantesco evento de tecnologia:
Descrição: Nessa palestra falei sobre uma integração do Arduino + Bluetooth + Android e usando o AppInventor para criar um aplicativo para celular (.apk) que vai controlar 3 LEDs ou 3 Lâmpadas e ainda deixei exemplos e códigos fonte a disposição dos participantes, para Controlar RGB com Slider, Controlando Servo Motor, Controlando Ponte H, Carrinho com Servo Motor 360º, LEDs com Comando de Voz e Uma vídeo aula com 58 minutos, sobre como montar seu primeiro apk.
Neste ano, mais uma vez levei um projeto de robô para a Campus Party Brasil, porem, diferente dos anos anteriores, fizemos uma equipe de 3, onde contei com a ajuda de 2 professoras (Gisele da Silva Tiago & Michelle Aparecida Rezende Ferreira) da Rede Municipal de Volta Redonda, que já usaram e construíram a "Plataforma Robótica Educacional de Baixo Custo" em suas aulas de Robótica Educacional, que acontece em nossa Rede.
Fizemos a inscrição na Plataforma ROBOLIVRE e comparecemos no dia e hora marcados (30/01 às 14h30) para executar a apresentação do Projeto aos juízes, que por sua vez fizeram as devidas avaliações.
Aguardamos o resultado que seria liberado, no mesmo dia a partir das 20h no palco principal, durante a cerimônia de encerramento do evento.
Ficamos em 2º Lugar, recebemos o troféu e alguns brindes.
Premiação no Palco Principal Assista ao Vídeo desta premiação
Vídeo ensinando como montar a Plataforma que concorreu no concurso, esse vídeo faz parte de nosso Curso de Arduino, que pode ser usado por qualquer um de forma gratuita por todos os interessados, aproveite para se inscrever em nosso canal no youtube.
"O objetivo deste Concurso é fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, a inovação e o entretenimento digital, por meio de experimentos, doravante simplesmente “Projeto” ou “Casemod”. Visa, ainda, compartilhar, aprender e ensinar conhecimento digital, tudo relacionado à informática, à comunicação digital e às novas tecnologias. Casemod é a modificação do gabinete de um computador. Muitas pessoas, particularmente entusiastas em hardware usam o casemod para ilustrar o poder do computador (mostrando o hardware interno), e também por propósitos estéticos. Gabinetes também são modificados para melhorar a performance do computador. Este tradicional concurso de Casemod já é uma atividade esperada por todos os campuseiros, acompanha o espaço no Evento denominado “Arena” desde a sua primeira edição. Tornou-se o centro de atenção onde renomados modders e iniciantes cheios de vontade e criatividade apresentam seus tunados de peso." (recorte de texto retirado do regulamento do concurso)
Fotos do Casemod - R2D2
Aproveitando aqui para agradecer e parabenizar ao Eduardo Lacerda, que fez a parte da carcaça externa do R2D2, que seria usado para um robô com movimento, porém por causa de alguns detalhes eu resolvi transformar em CaseMod, o que de certa forma acabou dando muito certo....
Premiação no Palco Principal - foto1
Premiação no Palco Principal - foto2
Assista ao Vídeo desta premiação
Premiação no Palco Ciência - foto1
Premiação no Palco Ciência - foto2
Premiação no Palco Ciência - foto3
Assista ao Vídeo desta premiação
Ganhei essa figura... Será muito útil...
Participação da Gravação para o Canal OFICINA DIY, do amigo Emerson Pedroso, o Canal Oficina DIY é o lugar certo para quem gosta de aprender a construir e cozinhar com criatividade e facilidade, se inscrevam-se no canal e recebam as atualizações dos vídeos que vão ao ar toda sexta, intercalados entre o Oficina DIY e o Culinária GEEK.
Nesta gravação que foi feita, durante a Campus Party Brasil, o Emerson ensinou a mim e ao João Paulo, como fazer um brigadeiro de forma fácil e rápida e o melhor, nem precisamos de levar ao fogo, claro que nos divertimos bastante com essa gravação e as pessoas em volta também.....
Ingredientes:
1 Lata de Leite Condensado
4 colheres de chocolate em pó
2 xícaras e meia de leite em pó
Granulado de Chocolate
Agora vou mostrar mais algumas coisinhas que podia-se ver lá dentro e que vai encher os olhos de quem gosta de robótica, eletrônica, animes, etc...
Se quiser saber sobre todos os eventos e palestras que aconteceram nesta edição e ainda de quebra assistir os vídeos das palestras, basta acessar a agenda da CPBR9.
É isso ai galera, até a próxima Campus Party, que acontecerá no ano que vem e promete ser gigantesca em comemoração ao 10 anos do evento no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário