MOTOR DC COM DRIVER PONTE H L298N

Controle até 2 motores DC ou 1 motor de passo com este módulo Ponte H L298N Arduino. Esse módulo é projetado para controlar cargas indutivas como relés, solenóides, motores DC e motores de passo, permitindo o controle não só do sentido de rotação do motor, como também da sua velocidade, utilizando os pinos PWM do Arduino:
ESPECIFICAÇÕES PONTE H L298N:

Tensão de Operação: 4~35v
Chip: ST L298N (Datasheet)
Controle de 2 motores DC ou 1 motor de passo
Corrente de Operação máxima: 2A por canal ou 4A max
Tensão lógica: 5v
Corrente lógica: 0~36mA
Limites de Temperatura: -20 a +135°C
Potência Máxima: 25W
Dimensões: 43 x 43 x 27mm
Peso: 30g


FUNCIONAMENTO PONTE H L298N:
(Motor A) e (Motor B) se referem aos conectores para ligação de 2 motores DC ou 1 motor de passo;

(Ativa MA) e (Ativa MB) – são os pinos responsáveis pelo controle PWM dos motores A e B. Se estiver com jumper, não haverá controle de velocidade, pois os pinos estarão ligados aos 5v. Esses pinos podem ser utilizados em conjunto com os pinos PWM do Arduino;

(Ativa 5v) e (5v) – Este Driver Ponte H L298N possui um regulador de tensão integrado. Quando o driver está operando entre 6-35V, este regulador disponibiliza uma saída regulada de +5v no pino (5v) para um uso externo (com jumper), podendo alimentar por exemplo outro componente eletrônico. Portanto não alimente este pino (5v) com +5v do Arduino se estiver controlando um motor de 6-35v e jumper conectado, isto danificará a placa. O pino (5v) somente se tornará uma entrada caso esteja controlando um motor de 4-5,5v (sem jumper), assim poderá usar a saída +5v do Arduino;

(6-35v) e (GND) - Aqui será conectado a fonte de alimentação externa quando o driver estiver controlando um motor que opere entre 6-35v. Por exemplo se estiver usando um motor DC 12v, basta conectar a fonte externa de 12v neste pino e (GND).

(Entrada) - Este barramento é composto por IN1, IN2, IN3 e IN4. Sendo estes pinos responsáveis pela rotação do Motor A (IN1 e IN2) e Motor B (IN3 e IN4).

A tabela abaixo mostra a ordem de ativação do Motor A através dos pinos IN1 e IN2. O mesmo esquema pode ser aplicado aos pinos IN3 e IN4, que controlam o Motor B

CONECTANDO PONTE H AO ARDUINO:

Vamos mostrar dois esquemas de ligação deste módulo ao Arduino Uno R3, que utilizarão o mesmo programa mostrado no final do post.

O primeiro circuito utiliza a alimentação do próprio Arduino, e deve ser feito sem o Jumper em (Ativa 5V). Utilizamos 2 motores DC 5V.


O segundo circuito utiliza alimentação externa e 2 motores DC de 12V. Nesse caso precisamos colocar o jumper em Ativa 5v:


PROGRAMANDO PONTE H COM ARDUINO:

Teste o seu módulo carregando o programa abaixo, que vai servir para os 2 circuitos que mostramos anteriormente. O programa gira o motor A no sentido horário, depois desliga esse motor e gira o motor B no mesmo sentido. Depois, repete esse procedimento no sentido anti-horário.

//Programa : Controle 2 motores DC usando Ponte H L298N
//Autor : FILIPEFLOP

//Definicoes pinos Arduino ligados a entrada da Ponte H
int IN1 = 4;
int IN2 = 5;
int IN3 = 6;
int IN4 = 7;

void setup()
{
//Define os pinos como saida
pinMode(IN1, OUTPUT);
pinMode(IN2, OUTPUT);
pinMode(IN3, OUTPUT);
pinMode(IN4, OUTPUT);
}

void loop()
{
//Gira o Motor A no sentido horario
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, LOW);
delay(2000);
//Para o motor A
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(500);
//Gira o Motor B no sentido horario
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, LOW);
delay(2000);
//Para o motor B
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(500);

//Gira o Motor A no sentido anti-horario
digitalWrite(IN1, LOW);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(2000);
//Para o motor A
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(500);
//Gira o Motor B no sentido anti-horario
digitalWrite(IN3, LOW);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(2000);
//Para o motor B
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(500);
}

Fonte e Creditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre